Primeiros Socorros
Dissertações: Primeiros Socorros. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruna123456marlo • 18/2/2015 • 3.591 Palavras (15 Páginas) • 340 Visualizações
ACIDENTES QUE EXIGEM PRIMEIROS SOCORROS
Tem aumentado de uma maneira absurda a quantidade de acidentes no mar, em muitos casos com mortes, provocados por atos irresponsáveis de pessoas na condução de seus barcos. Muitos consomem álcool em excesso, abusam da velocidade, trafegam com capacidade de passageiros acima da permitida e não tem experiência na condução noturna de barcos, quando a pouca visibilidade por si só já é um fator de risco. Alguns nem sequer utilizam as luzes de navegação ou possuem o auxílio de luzes estrobo. Se você pretender beber, não conduza seu barco, transfira esta responsabilidade para outra pessoa devidamente habilitada que não irá consumir álcool. Vamos alertar a todos que sejam mais prudentes e respeitem o próximo.
Você sabe o que fazer em caso de acidente com pessoas a bordo?
Lembre-se que você é o "medico de bordo" (não substitui um profissional) e terá que fazer os primeiros socorros ate chegar em terra firme e tenha sempre a mãos sua "farmácia de bordo". Em caso de queda tente imobilizar a pessoa, não mexa com a pessoa, pois pode ter afetado a coluna, siga para o Iate Clube ou Marina já estando acionada uma emergência medica (ambulância).
A importância dos primeiros socorros a bordo
A grande maioria de acidentes a bordo poderia ser evitado, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro
à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.
Conceitos preliminares
Deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima. A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro.
Qualquer pessoa que deixe de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, estará cometendo o crime de omissão de socorro, mesmo que não seja a causadora do evento.
A omissão de socorro e a falta de atendimento de primeiros socorros eficiente são os principais motivos de mortes e danos irreversíveis nas vítimas de acidentes de barcos.
Os momentos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas.
Todos os seres humanos são possuidores de um forte espírito de solidariedade e é este sentimento que nos impulsiona para tentar ajudar as pessoas em dificuldades. Nestes trágicos momentos, após os acidentes, muitas vezes entre a vida e a morte, as vítimas são totalmente dependentes do auxílio de terceiros.
Acontece que somente o espírito de solidariedade não basta. Para que possamos prestar um socorro de emergência correto e eficiente, precisamos dominar as técnicas de primeiros socorros.
Algumas pessoas pensam que na hora de emergência não terão coragem ou habilidade suficiente, mas isso não deve ser motivo para deixar de aprender as técnicas, porque nunca sabemos quando teremos que utilizá-las.
O que são primeiros socorros?
Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.
Quando devemos prestar socorro a bordo?
Sempre que a vítima não esteja em condições de cuidar de si própria.
Quais são as primeiras atitudes?
Geralmente os acidentes são formados de vários fatores e é comum quem os presencia, ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu, deparar com cenas de sofrimento, nervosismo, pânico, pessoas inconscientes e outras situações que exigem providências imediatas.
Quando não estivermos sozinhos, devemos pedir e aceitar a colaboração de outras pessoas, sempre se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experiência.
Se essa pessoa de maior experiência e conhecimento for você, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rápida e precisa.
Apesar da gravidade da situação devemos agir com calma, evitando o pânico.
» Transmita confiança, tranqüilidade, alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxílio já está a caminho.
» Aja rapidamente, porém dentro dos seus limites.
» Use os conhecimentos básicos de primeiros socorros.
» Às vezes, é preciso saber improvisar.
Salvar uma vida
Os Primeiros Socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado. Como?
Mantendo a respiração
Mantendo a circulação
Cessando hemorragias
Impedindo o agravamento da lesão
Prevenindo o estado de choque
Protegendo as áreas queimadas
Mantendo as áreas com suspeitas de fratura ou luxação protegidas e imobilizadas
Transportando cuidadosamente
E mais:
Inspire Confiança
Ao abordar a vítima, fale sempre com segurança, observando seu estado de consciência. E não faça nada mais do que o rigorosamente o essencial para controlar a situação até a chegada do socorro qualificado.
Se a vítima estiver consciente, perguntar seguidamente:
...