Pré Projeto Cientifico
Monografias: Pré Projeto Cientifico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: almir123 • 22/7/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 598 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
JOSÉ ALMIR SANTOS SILVA
ANA GLORIA PEREIRA
RONISON FRANCISCO DOS SANTOS
Pré-projeto de pesquisa apresentado à Universidade Estadual de Alagoas como requisito parcial para a aprovação na disciplina Metodologia Científica ministrada pela ProfªMsc. Miria Cássia Oliveira Aragão.
Santana do Ipanema- AL
2014
O USO DE ESPÉCIES FLORESTAIS DA CAATINGA COMO ALTERNATIVA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES EM SÃO JOSÉ DA TAPERA- AL
Ainda continua muito amplo: Muito extenso, não mudou muita coisa....
OBJETIVO GERAL:
Conhecer espécies que estão sendo utilizadas como alternativas nutricionais, avaliar o potencial nutritivo de tais espécies bem como benefícios em especifico de cada uma, levantar métodos seguros e eficazes para utilização das mesmas.
Sugestão:
Analisar o potencial nutricional de espécies florestais da caatinga para a dieta alimentar de ruminantes no município de São José da Tapera- AL.
OBJETIVO ESPECIFICO:
• Conhecer as espécies florestais da caatinga já utilizadas como alimento animal em São José da Tapera –AL;
• Avaliar o potencial nutritivo das espécies florestais da caatinga já utilizadas;
• Identificar outras espécies florestais da caatinga que possam ser adicionadas a dieta animal convencional em São José da Tapera- AL;
• Traçar um modelo nutricional capaz de suprir a necessidade alimentar dos ruminantes em São José da tapera- AL;
JUSTIFICATIVA
Em São José da Tapera o tipo de vegetação predominante é a caatinga, a mesma possui uma diversidade de espécies nativas com potencial forrageiro, as quais podem ser consumidas por animais. Contudo, o uso de espécies florestais da caatinga não é acompanhado do conhecimento sobre o potencial produtivo, sendo esse motivo a principal justificativa para o estudo da temática.
Não obstante, os rebanhos tem papel muito importante na economia da região, sendo as atividades exploradas por todas as camadas sociais, um devido estudo dessas espécies tornaria o manejo mais barato e pratico.
Mostrar ao homem do campo maneiras conviver com a seca no aproveitamento racional das pastagens nativas para alimentação de pequenos ruminantes.
O uso de técnicas para produção e conservação de forragens, é essencial para a melhoria do potencial produtivo do rebanho, trazendo valor comercial ao produto final (carne, leite e pele), e minimizando os danos causados pela seca.
...