QUAL É A DIFERENÇA ENTRE REEMBOLSO E MEDICAMENTOS?
Seminário: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE REEMBOLSO E MEDICAMENTOS?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: loloquinha • 10/6/2014 • Seminário • 353 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Medicamento - Produto farmacêutico, tecnicamente elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnótico.
Dose - É uma determinada quantidade de medicamento introduzida no organismo para produzir efeito terapêutico e promover alterações ou modificações das funções do organismo ou do metabolismo celular.
Fórmula farmacêutica – é o conjunto de substâncias que compõem a forma pela qual os medicamentos são apresentados e possui os seguintes componentes: princípio ativo (agente químico), o corretivo ( sabor, corantes, açúcares) e o veículo (dá volume, em forma de talco, pós).
Forma farmacêutica – é a maneira física pela qual o medicamento se apresenta. Ex: lasix comprimido, Binotal suspensão.
Remédio - Todo meio usado com fim de prevenir ou de curar as doenças.
Prescrição medicamentosa – é o documento ou a principal fonte de informações. Deve ser autolimitada, nela deve constar o nome do paciente, a data da prescrição, o registro e o nome do medicamento, a dose, a freqüência e horário da administração e a assinatura e carimbo do profissional. Só poderá ser verbal em situação de emergência.
Princípio Ativo - E a substância isolada do órgão animal ou vegetal, que contém atividade farmacológica.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE REMÉDIO E MEDICAMENTO?
No dia-a-dia, é muito comum notar pessoas ou meios de comu¬nicação utilizando a palavra remédio como sinônimo de medica¬mento. No entanto, elas não significam a mesma coisa.
A idéia de remédio está associada a todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, descon¬forto e mal-estar. Alguns exemplos de remédio são: banho quente ou massagem para diminuir as tensões; chazinho caseiro e repouso em caso de resfriado; hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades físicas para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis; medicamentos para curar doenças, entre outros. Já os medicamentos são substâncias ou preparações elaboradas em farmácias (medicamentos manipulados) ou indústrias (medi¬camentos industriais), que devem seguir as determinações legais de segurança, eficácia e qualidade. Assim, um preparado caseiro com plantas medicinais pode ser um remédio, mas ainda não é um medicamento; para isso, deve atender uma série de exigências do Ministério da Saúde, visando garantir a segurança dos consumidores.
...