QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E ANIMAL EM AREIA, PB
Exames: QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E ANIMAL EM AREIA, PB. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simpliciano • 17/8/2013 • 10.783 Palavras (44 Páginas) • 1.134 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA
QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E ANIMAL EM AREIA, PB
Autor: Simpliciano Eustaquilino de Souza Neto
Orientador: Prof. Dr. Renilson Targino Dantas
Campina Grande, PB
Fevereiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA
QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E ANIMAL EM AREIA, PB
SIMPLICIANO EUSTAQUILINO DE SOUZA NETO
AUTOR
Prof. DR. RENILSONTARGINO DANTAS
ORIENTADOR
Campina Grande, PB
Fevereiro de 2013
S729q Souza Neto, Simpliciano Eustaquilino de.
Qualidade da água para consumo humano e animal em Areia, PB /
Simpliciano Eustaquilino de Souza Neto. - Campina Grande, 2013.
59 f. : il. color.
Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal
de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais.
Orientador: Prof. Dr. Renilson Targino Dantas.
Referências.
1. Abastecimento de Água. 2. Microbiologia. 3. Coliformes Fecais.
4. . Potabilidade. I. Título.
CDU 628.1 (043)
FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFCG
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia Agrícola.
Dedico
A meus pais, pelo amor, vida e educação; a minha esposa, Rita Lúcia da Silva Souza, às minhas filhas, Séllissa da Silva Souza Soares Martins, Giovanna de Silva Souza Caldas Dantas Fonsêca, aos meus netos Lucas da Silva Souza Martins e Mateus da Silva Souza Martins, Raissa Gomes Fonsêca, aos meus irmãos, Juscelino Eustaquilino de Souza e Maria das Vitória Régia de Souza (in memória), e a meus amigos, por toda compreensão, colaboração e conduta.
AGRADECIMENTOS
A DEUS, POR TUDO DE BOM NA MINHA VIDA!
Ao meu orientador, Prof.Dr. Renilson Targino Dantas,por pregar sempre boas idéias e pelo apoio.Ao prof. Dr. Pedro Dantas Fernandes, pela amizade, paciência e sabedoria nos seus ensinamentos.Ao colega Prof. Natã Moacir de Oliveira e ao Prof. Itamar Ferreira, pela amizade e incentivo ao transmitir seu conhecimento.
Ao amigo e colega Professor MAS Ademir Montes Ferreira, vice-diretor do CTRN, que me indicou todas as formas de vencer em uma hora difícil, na caminhada neste trabalho e ao Professor MS Francisco de Assis Pereira Ramos, CCA-UFPB, pela orientação oportuna.
À amiga e colega Valneide Rodrigues da Silva, pelas horas difíceis e companheirismo.
A todos os meus amigos (colegas, professores e funcionários),pela força e paciência durante este período.
Á Universidade Federal de Campina Grande, ao Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, na pessoa do Professor MS. Ademir Montes Ferreira, ao Prof. Dr. Lourival Ferreira Cavalcante, pela confiança, colaboração e amizade e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, por ter dado a oportunidade para este fim; a CAPES e ao LABDES/UFCG, que forneceram o apoio necessário a realização da pesquisa.
.
RESUMO: Ao considerar que os dois reservatórios da Barragem do Rio do Canto e do Engenho Mazagão, que abastecem de água o município de Areia, PB, vêm oferecendo risco à saúde da população areiense quanto à sua qualidade, passamos a monitorá-los de agosto a novembro de 2009.
Normalmente coleta-se a água da superfície do reservatório, da lamina d’agua (profundidade zero); neste caso a água foi coletada a 1 e a 3mde profundidade,no período das chuvas e de estiagem. De cada reservatório foram feitas 9coletas de amostra de água no total de 18 e 2 amostras de solo das margens de cada um deles, perfazendo4 amostras a 30 e 60cm de profundidade.As amostras de
...