Reação Química Da Fotossíntese
Artigo: Reação Química Da Fotossíntese. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laiisimao • 16/10/2013 • 476 Palavras (2 Páginas) • 498 Visualizações
Reação química da fotossíntese: onde todo o metabolismo se inicia
Desenvolvimento
A fotossíntese realizada pelos vegetais é um processo endotérmico. Os vegetais retiram calor do ambiente para realizar a fotossíntese, por isso a temperatura sob uma árvore é mais amena.
A reação da fotossíntese realizada pelas algas e por outros vegetais é a reação responsável pela vida no planeta Terra. Além das plantas produzirem seu próprio alimento, elas produzem também os alimentos necessários aos outros seres vivos. Toda cadeia alimentar se inicia nas plantas, que são produtores primários. Na fotossíntese, o gás carbônico e a água com absorção da energia solar são transformados em carboidratos e oxigênio. A energia solar é transformada em energia química no processo da fotossíntese. Parte desta energia os vegetais utilizam para realizar as suas funções vitais e parte da energia é utilizada pelos outros seres vivos nas várias cadeias alimentares.
Através de reações químicas mais complexas o aldeido fórmico (H2CO) é transformado em proteínas e carboidratos. O oxigênio é utilizado na respiração das plantas e dos seres vivos, nas combustões, na produção de óxidos etc.
A fotossíntese e a energia
Como as plantas aproveitam a energia solar para se desenvolverem ?
Pode-se dizer, de uma maneira simples, que as plantas absorvem uma parte da luz solar e a utilizam na produção de substâncias orgânicas, necessárias ao seu crescimento e manutenção.
As plantas verdes possuem uma substância, a clorofila, capaz de absorver a radiação luminosa. A energia absorvida é usada para transformar o gás carbônico do ar (CO2) e a água (absorvida pelas raízes) em glicose (um açúcar), através de um processo chamado fotossíntese. O açúcar produzido é utilizado de várias maneiras.
Através do processo conhecido por "respiração", a glicose sofre muitas transformações, nas quais ocorre liberação de energia, que o vegetal utiliza para diversas funções. A energia solar fica "armazenada" nas plantas. Quando necessitam de energia, substâncias como a glicose se transformam, fornecendo a energia que a planta necessita.
Os seres vivos que não são capazes de "armazenar" a energia luminosa dependem exclusivamente do uso de energia envolvida nas transformações químicas. De maneira geral, esses seres utilizam os compostos orgânicos fabricados pelos organismos que fazem fotossíntese, alimentando-se desses organismos.
Dessa forma, as plantas estão na base da cadeia alimentar, pois delas dependem a sobrevivência dos animais herbívoros, que, por sua vez alimentam os animais carnívoros.
São enormes as quantidades de energia que as plantas "armazenam" através da fotossíntese. Florestas tropicais, por exemplo, "armazenam" durante um ano, cerca de 8 mil quilocalorias por metro quadrado de floresta, ou seja 8 trilhões de quilocalorias por quilômetro quadrado (8.109kcal/km2). Comparando com a capacidade de produção de energia de uma usina hidrelétrica como, por exemplo, a de Barra Bonita, no Rio Tietê, cuja capacidade é de cerca de 140 MW (megawatt), verifica-se
...