Reciclagem
Tese: Reciclagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leomoibar • 29/1/2015 • Tese • 593 Palavras (3 Páginas) • 277 Visualizações
Reciclagem
A reciclagem é um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
Este processo é importante nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis, e energia.
Dessa forma, é importante separar esses materiais, para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo que não é reciclável, não tendo outro destino a não ser ocupar espaço nos aterros sanitários e lixões.
Influência do processo de reciclagem no controle de doenças parasitárias
Quando não há reciclagem, têm-se um grande acúmulo de materiais (principalmente garrafas pets) que se forem colocados em qualquer lugar, haverá um grande acúmulo de mosquitos e animais. Essa aglomeração de animais causa muitos problemas, pois eles são transmissores de doenças. Se não houver reciclagem ou descarte correto das garrafas pets, poderá com a chuva, acumular água e o mosquito Aedes aegypti começar a reproduzir, podendo infectar pessoas e assim transmitir o vírus.
O que causa nos ambientes marinhos o lixo que não é reciclado?
O problema do lixo descartado pelos banhistas nas praias e outros resíduos de atividades humanas vêm provocando grande impacto sobre o ambiente marinho, alterando seu processo ecológico. Resíduos de plástico, por exemplo, demoram muito para se decompor, pois são polímeros não biodegradáveis. Com o passar do tempo e com o balanço das ondas, alguns materiais fragmentam-se em pedaços menores e são confundidos pelos animais com um alimento natural. Um material não biodegradável, ao ser ingerido, pode provocar uma série de problemas, tais como o bloqueio do trato digestivo e/ou sensação de inanição, matando ou causando sérios problemas à sobrevivência do animal. Além disso, o lixo tem interferido no ciclo reprodutivo de animais que vivem em recifes de corais, por dificultar ou impedir a penetração de luz e as trocas gasosas. As conseqüências são maiores para os organismos fixos.
Metais e vidros também constituem uma ameaça aos animais marinhos, que podem se cortar e sofrer infecções que podem até mesmo levá-los à morte. A Figura mostra o tempo de decomposição de vários materiais; o vidro é o que mais dura sem se decompor nos oceanos (4.000 anos).
Tempo de decomposição de alguns resíduos nos oceanos.
Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambientereciclagem/decomposicao-do-lixo.php
O consumo sustentável e as ações de reciclagem: Atitudes simples e necessárias que contribuem com a minimização dos impactos
Atitudes conscientes baseadas em ações sustentáveis também vão ajudar a diminuir o impacto no futuro ambiental do planeta. Reciclar é a palavra mestra. A grande maioria dos materiais é reciclável ou reutilizável. E a mudança de hábitos também pode ajudar:
- A água, por exemplo, não e um recurso renovável, evitar o
...