Resumo Ausculta Cardíaca
Monografias: Resumo Ausculta Cardíaca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JanainaBB • 2/12/2014 • 673 Palavras (3 Páginas) • 683 Visualizações
Ausculta Cardíaca
Valvas atrioventriculares: valvas mitral (lado esquerdo) e tricúspide (lado direito)
Valvas semilunares: valvas aórtica (lado esquerdo) e pulmonar (lado direito)
Formação das bulhas: fechamento das valvas cardíacas
B1- Mitral e Tricúspide
B2- Aórtico e Pulmonar
Sístole = período de contração ventricular
Diástole = período de relaxamento ventricular
1a Bulha início da sístole.
- O aumento da pressão intraventricular durante a contração (sístole) excede a pressão no interior do átrio, causando um fechamento súbito da tricúspide e da mitral.
- O ventrículo continua a contrair durante a sístole, forçando o sangue através das valvas aórticas e pulmonares.
Mitral fecha antes que a Tricúspide
coincide com o ictus cordis e com o pulso carotídeo
timbre mais grave (TUM)
tempo de duração é um pouco maior que a B2
maior intensidade no foco MITRAL
desdobramentos são audíveis no foco TRICÚSPIDE ou PULMONAR
2a Bulha fim da sístole.
- Ao fim da sístole, os ventrículos começam a relaxar, as pressões no interior do coração se tornam menor do que nas artérias aorta e pulmonar, e um pequeno fluxo de sangue que volta levam as valvas aórticas e pulmonares a se fecharem, originando a 2a. bulha.
componente Aórtico precede o Pulmonar, durante a expiração ambas se fecham sincronicamente , dando origem a um único ruído
na inspiração há um retardo na Pulmonar suficiente para perceber os dois componentes, é o desdobramento fisiológico de segunda bulha (TLA)
timbre é mais agudo (TA)
mais intensa nos focos: Aórtico e Pulmonar
desdobramentos são audíveis no foco PULMONAR
3a Bulha GALOPE VENTRICULAR
- É um ruído protodiastólico de baixa freqüência que se origina das vibrações da parede ventricular durante enchimento ventricular rápido. É um ruído de baixa freqüência (TU).
4a Bulha GALOPE ATRIAL
- É um ruído que ocorre no fim da diástole ou pré-sístole (telediastólico), de baixa freqüência, originado da contração atrial e da distensão da parede ventricular.
Os sons destas bulhas podem ser representados da seguinte forma:
• Se você lembrar que a pressão no ventrículo esquerdo durante a sístole é muito maior que no direito, você poderá prever que a valva mitral se fecha antes da tricúspide na 1a. bulha. Da mesma forma, devido à pressão no início da diástole na aorta ser muito maior do que na artéria pulmonar, a valva aórtica se fecha primeiro na 2a. bulha.
• Devido ao fato de a diástole levar, aproximadamente, 2x o tempo da sístole, há uma pausa mais longa entre a segunda e a primeira bulhas que entre a primeira e a segunda. Isso ajuda a decifrarmos o tipo de sopro, isto é, se ele se encontra na sístole, ou se ele se encontra na diástole.
10 Passo: Identificar B1 e B2
20 Passo: Perguntar O sopro é sistólico ou é diastólico?
Memorizar quais são os tipos de sopros que se encontram
...