TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Bioquímica

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De Bioquímica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  1.246 Visualizações

Página 1 de 12

HEMOSTASIA

O sangue se divide em parte líquida (plasma) e glóbulos sanguíneos (hemácias, leucócitos e plaquetas)

Hemácias – é o mesmo que Glóbulos vermelhos ou Eritrócitos. Sua função é transportar a hemoglobina (que é uma proteína) que vai se ligar ao oxigênio.

Leucócitos - é o mesmo que glóbulos brancos. São responsáveis pela defesa do organismo. E são divididos em POLIMORFONUCLEARES (COMPOSTO POR NEUTRÓFILOS, BASÓFILOS E EOSINÓFILOS) e MONONUCLEARES (COMPOSTO POR LINFÓCITOS E MONONUCLEARES)

Plaquetas – É o mesmo que Trombócitos. Função de auxiliar o processo de coagulação do sangue. São produzidas na medula óssea, no baço, no fígado e nos pulmões.

Plasma – é responsável por transportar os glóbulos sanguíneos e também por retirar das células os produtos finais que precisam ser descartados.

Endotélio – conjunto de células que formam o vaso sanguíneo.

Hemostasia – é um conjunto de reações bioquímicas e fisiológicas que tem por objetivo manter o sangue fluido e no interior dos vasos. E se divide em 3 estágios, primária, secundária e terciária. Quando a lesão envolve apenas a substancia intravascular, chamamos de sistema intrínseco e envolve também fatores teciduais, chamamos de sistema extrínseco.

Hemostasia primária – Ocorre a vasoconstrição, tornando menos o fluxo sanguíneo. As plaquetas se agregam no local em que há o sangramento, formando um tampão inicial. Nesse momento ocorrem 3 etapas: Adesão plaquetária, Metamorfose viscose e agregação plaquetária.

*Adesão plaquetária: chegada das plaquetas na lesão e união dessas plaquetas ao endotélio.

* Metamorfose Viscosa: As plaquetas perdem a forma redonda, ficando mais estreladas, para se unir umas as outras. (pseudópodes = falsos pés). Nesse momento, as plaquetas liberam substâncias (tromboxano A2, ADP, serotonina, FP3 e FP4) que atraem mais plaquetas.

* Agregação plaquetária: Formação de um tampão plaquetário. “rolha”.

“Fator de Von Willebrand é Produzido e liberado pelas células endoteliais. Sua função é mediar a adesão plaquetária na lesão, transportando o fator VIII.” É como se fosse um cimento que auxilia a adesão plaquetária.

Hemostasia Secundária – É a maior fase do processo e acontece quando há uma lesão muito grande. Começa com a formação da troboplastina que se unindo ao Cálcio (CA++) e outros fatores plasmáticos, convertem a protombina do plasma na enzima TROMBINA.

Em seguida a trombina transforma o fibrinogênio em FIBRINA, que forma uma rede de filamentos. O depósito de fibrina na lesão , retém células sanguíneas formando um tampão, denominado TROMBO (estancando o sangramento).

“A protombina é formada no fígado e para que a síntese ocorra é necessária a presença da vitamina K, que é sintetizada no intestino dos mamíferos.”

“A tromboplastina também conhecida como Fator III.”

Hemostasia Terciária – É o processo de dissolução do coágulo sanguíneo. É onde acontece a fibrinólise, que é a quebra da fibrina, reativando o fluxo sanguíneo.

CASCATA DE COAGULAÇÃO

Processo de coagulação (CASCATA DE COAGULAÇÂO) – Ao todo são 12 fatores de coagulação e a maioria é produzido pelo fígado.

XII é ativado ao ter contato com as substâncias liberadas pelas plaquetas, se tornando XIIa.

Em seguida, ele ativa o XI, que se torna XIa.

O XIa ativa o IX, que se torna IXa.

O IXa NÃO ativa ninguém. Ele se une ao VIII + Cálcio (CA++) + FP3, forma um complexo e ativa o X, que se transforma em Xa.

Paralelamente a tudo isso...

Ocorre a ativação do III, que se transforma em IIIa. Esse NÃO é produzido pelo fígado e sim pelo tecido. (também pode ser chamado de fator tecidual ou Fator III)

O IIIa ativa o o VII, que vira VIIa, que se une ao Cálcio (CA++) e ao FP3, formam um complexo e ativam o X, que vira Xa, que se une ao V e ao Cálcio (CA++) ativa o II, que vira IIa, que ativa o I, que vira Ia.

O fator XIII é ativado pelo fator I.

O fator XII estabuliza a fibrina.

O fator I inativo = FIBRINOGÊNIO

O fator Ia (ativo) = FIBRINA

O cálcio (CA++) é mesmo que fator IV.

Cascata de coagulação – Divide-se em 3 vias: Intrínseca, Extrínseca e comum.

*INTRÍNSECA – Ocorre dentro do tecido, na parte interna dos vasos. Os fatores que participam deste processo são XII, XI, IX, VII, X, CA++ e FP3.

* EXTRÍNSECA – É uma via de fator tecidual. Os fatores que participam deste processo são III, VII, FP3, CA++.

* COMUM – Ocorre com a ativação dos fatores I e II. E estão envolvidos os fatores V, X, CA++.

“O cálcio participa das 3 etapas. E é indispensável para a coagulação.”

“A maioria dos fatores são produzidos pelo fígado, porém se o animal tiver algum problema no fígado, a coagulação será prejudicada. Se faltar vitamina K, o fígado deixa de produzir os fatores II, VII, IX, X. Que são fatores K dependentes, neste caso, as 3 vias ficam comprometidas.”

PERGUNTA: Porque ocorre hemorragia quando há ausência de vitamina K? Porque o fígado deixa de produzir os fatores II, VII, IX, X.

AMINOÁCIDOS

São classificados de acordo com as necessidades nutricionais e dividem-se em ESSENCIAL e NÃO ESSENCIAL.

*ESSENCIAL – O organismo não é capaz de produzir e deve ser ofertado na alimentação.

* NÃO ESSENCIAL – Saõ produzidos pelo organismo.

“Os aminoácidos são unidades monoméricas das proteínas.”

Quando nos referimos aos aminoácidos, remetemos ao carbono. E o reconhecemos pela sua estrutura que deve conter 4 radicais. O que diferencia um aminoácido do outro é a composição dos radicais POLARES E APOLARES.

*POLAR: Possui carga elétrica e podem ser classificados como ácidos, básicos e neutros. (Ácido, possui carga elétrica negativa. / Básico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com