Roteiro Tutoria Medicina
Por: Vitoria Abreu • 25/1/2021 • Dissertação • 2.740 Palavras (11 Páginas) • 291 Visualizações
Aula 04– UCX: Câncer no trato gastrointestinal
Questões de aprendizado:
1- Como ocorre a secreção ácida-gástrica no estômago?
2- Como a H. pylori pode contribuir para o aparecimento da lesão neoplásica gástrica?
3- O stress pode ser um fator que corrobora para o aparecimento da neoplasia gástrica?
4- O que é a a classificação de Borrmann?
5- Defina como uma dieta balanceada pode minimizar o aparecimento de câncer gástrico.
6- Em países como Japão, Chile e na Costa Rica, este tipo de neoplasia é muito comum. Qual o motivo?
7- Acredita-se que as condições dietéticas podem estar associadas ao surgimento do câncer colorretal, por que a baixa quantidade de fibras pode estar associada ao desenvolvimento desse câncer?
8- A sequência clássica adenoma‑carcinoma é responsável por até 80% dos tumores esporádicos do cólon e tipicamente inclui a mutação de APC no início do processo neoplásico, como ocorre esse processo?
9- O que são pólipos colorretais?
10- Os adenocarcinomas são distribuídos quase igualmente ao longo do comprimento total do cólon, mas existem tumores de cólon proximal e distal, caracterize-os.
ROTEIRO AULA 4
I. Relatar as alterações das mamas durante o período gestacional; (Fisiologia da lactação)
Mamas
Mesmo com poucas semanas de gestação, a gestante já nota hipersensibilidade mamária. Na dependência do estímulo hormonal, a mama cresce, sendo verificada hipertrofia das áreas glandulares. Esse preparo demanda aumento da vascularização, entretanto, a drenagem venosa superficial pode ser vista sob a pele, formando a rede venosa de Haller. O aumento de volume pode produzir estrias na pele.
O mamilo aumenta de volume, altera sua pigmentação e torna-se mais erétil. A aréola pode aumentar de extensão e também de pigmentação, porém, ao redor da mesma, percebe-se um halo mais claro. Na aréola, ocorre aumento das glândulas sebáceas, dando origem a papilas salientes ao redor dos mamilos (tubérculos de Montgomery).
Rede de haller ↑
A partir da 20a semana, podemos notar secreção mamária serosa, incolor, que recebe o nome de colostro. Durante o pré-natal, é importante enfatizar a importância da lactação natural exclusiva e ressaltar que o volume das mamas na gestação não tem nenhuma correlação com a produção láctea no puerpério.
Ocitocina: O Processo de Ejeção na Secreção do Leite
Prolactina: O Ínício da Lactação
O início da lactação dá-se com a produção de leite, que ocorre nos alvéolos das glândulas mamárias. O leite sai dos alvéolos e percorre até o mamilo através dos seios lactíferos. O estrógeno e a progesterona apesar do importante papel de desenvolver fisicamente as mamas durante a gravidez, exercem a função inibitória da secreção do leite. Então a prolactina tem o efeito oposto, promovendo a secreção de leite.
https://infomedica.fandom.com/pt-br/wiki/Fisiologia_da_Lacta%C3%A7%C3%A3o#:~:text=Tal%20horm%C3%B4nio%20%C3%A9%20respons%C3%A1vel%20pelo,prolactina%20materna%20durante%20a%20gravidez.
II. Conhecer e explicar a importância e como se deve proceder uma anamnese obstétrica;
III. Compreender os aspectos relacionados a antecedentes obstétricos e seus termos primigesta, multigesta, paucípara e nulípara; (os itens II e III devem estar contidos na anamnese, aqui pode ser comentado sobre a promoção de saúde, como o controle de peso durante a gestação)
ANAMNESE GERAL.
Antecedentes Familiares. É de grande importância saber sobre a existência de estados mórbidos nos ascendentes. As informações sobre o parceiro não devem ser omitidos, bem como a possível ocorrência de malformações em ambas as famílias.
Antecedentes Pessoais. Vale conhecer da paciente o desenvolvimento nos primeiros anos de vida, quando começou a deambular , condições de nutrição na infância. Por aí se infere da existência ou não de deficiência alimentar que tenham participado do desenvolvimento ou produzido raquitismo, especialmente na condição da pelve. Tomar conhecimento da data de aparecimento da menarca e das característica dos ciclos menstruais sucessivos, que orientam sobre possíveis deficiências endócrinas, fatores de hipodesenvolvimento genital.
Devem ser pesquisados também os antecedentes pessoais patológicos, relacionados a enfermidades anteriores ( poliomielite, doença ósseas, v Cardiopatias, nefropatias e pneumopatias), e operações a que a gestante se submetido ( principalmente as realizadas sobre o sistema genital: miomectomia, fístulas genitais, perineoplastia).
Gravidez pode agravar diabetes e hipertensão!!!!
ANAMNESE OBSTÉTRICA. Investigar os antecedentes obstétricos e a situação da gestação vigente.
Antecedentes Obstétricos. Gesta e Para.
Primigrávida ou primigesta é a que concebe pela primeira vez, e primípara a que há parido numa oportunidade, ou está próximo a fazê-lo, a parturiente do primeiro concepto.
Multigesta ou multigrávida, aplica-se à que gestou muitas vezes independente da duração da gestação; Secundi, terci e quartigesta , quando se deseja fugir da imprecisão, antepondo-se o algarismo romano correspondente ao sufixo gesta, em abreviação ( II gesta, III gesta, etc.). É paucípara a que pariu poucas vezes (até três).
Nulípara é a que jamais deu a luz, e
nuligesta a que nunca esteve grávida. Grávida, gesta e para, como sufixos, referem-se às gravidezes e partos havidos e não aos conceptos. Exemplificando: após a primeira parturição, gemelar, a paciente continua I gesta e I para, houve dois abortametos e está em curso a terceira gestação, III gesta, 0para.
Paridade: Os perigos para a mãe e concepto, na gestação e no parto, são maiores nas primíparas e naquelas que pariram mais de 4 vezes.
Intervalo Interpartal: Os riscos reprodutivos estão minorados quando o intervalo entre os partos é
...