SUS E Sua Tragetória
Trabalho Universitário: SUS E Sua Tragetória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DenisePacheco • 8/3/2015 • 536 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
1 - Como o Brasil lida com as questões de saúde e de doenças na atualidade?
R:
A vida se manifesta através da saúde e doença, a questão saúde não é somente ter a ausência de doença, também define-se como qualidade de vida.
A questão sanitária com enfoque na saúde ainda é recente no Brasil. Como qualidade de vida está condicionada por vários fatores como: paz, alimentação, renda, abrigo, educação, eco sistema sustentável, justiça social, surgiu com a conferência internacional sobre a promoção da saúde, e, Ottawa em 1986. Considera a saúde como um conceito positivo, para o qual, se fazem necessários recursos pessoais, sociais e capacidade física. A Organização Mundial de Saúde define a saúde como um complemento de bem estar físico, social e mental, conforme a VII Conferência Nacional de Saúde, realizada no Brasil 1986.
Nos últimos XV anos no Brasil, vem sendo reafirmada a necessidade de respeito as culturas, aos sabores e práticas de saúde dos povos indígenas, no entanto, atualmente nas áreas indígenas ainda predomina a atenção massificada a saúde sem levar em conta as sua especificidades étnicas e suas práticas de auto-atenção.
Nosso questionamento nos remetem ao sistema de saúde vigente no Brasil ( SUS) o maior sistema público de consumo, ainda em construção, iniciado há duas décadas, bem como o programa saúde da família, como estratégia fundamental nesse novo modelo de saúde.
2 Levando em consideração a leitura proposta até agora, como você enxerga o SUS e o que mudou após a sua leitura? Aborde seu ponto de vista enquanto cidadão e futuro professor de Educação Física.
R:
A implantação do SUS tem por objetivo melhorar a qualidade de atenção à saúde no País.
Baseado nos preceitos constitucionais, a construção do SUS, se norteia pelas seguintes princípios doutrinários:
É garantida de atenção à saúde por parte do sistema, a todos e qualquer cidadão, passa a ter acesso a todos os serviços públicos de saúde ( municipal, estadual e federal).
Todo cidadão e igual perante ao SUS e será atendido conforme suas necessidades, até o limite do que o Sistema pode oferecer.
O homem é um ser integral , bio-pscico-social e devera ser atendido por um um sistema de saúde também integral, voltando a promover, proteger e recuperar sua saúde.
Em meu ponto de vista o SUS veio para proporcionar a saúde e qualidade de vida aos seus usuários, mas infelizmente o único programa em que acredito que teve sucesso foi o da Dra. Zilda Arns com a pastoral da criança.
Já o atendimento nos hospitais públicos, vem nos deixando a desejar, a mídia mesmo nos mostra a realidade, o SUS está sucatiado.
Tanto com a parte física , hospitais tendo infiltrações, pacientes sem local adequado para seu atendimento, pacientes morrendo do lado de fora da porta dos hospitais, quanto a parte profissional, médicos se ausentando nos horários de atendimento para atender em seus consultórios particulares, enfermeiros sem preparo profissional para o trabalho.
Precisamos
...