Saneamento No Mato Grosso
Casos: Saneamento No Mato Grosso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jhow22 • 3/10/2014 • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 329 Visualizações
Apresentação do Grupo + Conceito de Saneamento – 1ª Pessoa
Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.
Importância do Saneamento –1ª Pessoa
A falta de saneamento básico, aliada a fatores socioeconômicos e culturais, é determinante para o surgimento de infecções por em teroparasitoses, sendo as crianças o grupo que apresenta maior susceptibilidade às doenças infectocontagiosas. Nos países mais pobres ou em regiões mais carentes, as doenças decorrentes da falta de saneamento básico (viróticas, bacterianas e outras parasitoses) tendem a ocorrer de forma endêmica. No Brasil, figuram entre os principais problemas de saúde pública e ambiental.
As enteroparasitoses são doenças prevalentes em crianças e adolescentes residentes em países em desenvolvimento, sendo amplamente distribuídas. A prevalência de enteroparasitoses é maior em áreas rurais e marginalizadas, podendo o indivíduo estar monoparasitado ou apresentar dois ou mais enteroparasitos. A presença de verminoses pode influenciar negativamente o estado nutricional do hospedeiro, o que, por sua vez, afeta o crescimento físico e os desenvolvimentos psicomotor e educacional.
Cólera
Agente: Bactéria - Vibrio cholerae
Transmissão: Via fecal-oral, consumo de água e contaminados.
Diarreia Infecciosa
Agente: Bactéria - Escherichia ColiTransmissão: Via fecal-oral, pelo consumo de água e alimentos contaminados.
Hepatite A Agente: Vírus HAV
Transmissão: Via fecal-oral, pelo consumo de água e alimentos contaminados.Leptospirose Agente: Bactéria Leptospira interrogans
Transmissão: Pelo contato da pele ou mucosa com água ou lama contaminada pela urina infectada do rato.
O cenário do saneamento no Mato Grosso – 2ª Pessoa
O estado tem um dos piores sistemas de saneamento básico e é o segundo mais violento da Amazônia Legal. 71 % dos domicílios ainda possuem a fossa rudimentar, que pode comprometer o lençol freático e acarretar doenças à população.
Os dados foram divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Um dos pesquisadores, a consultora do instituto Danielle Celantano, destaca que o tratamento do esgoto é caro, mas que é possível ser feito, principalmente em cidades "pequenas e novas". Por terem uma estrutura menor, fica viável um planejamento para os resíduos sólidos. "Se os gestores investirem em saneamento, a economia em (gastos com) saúde é reduzida em até 34 vezes".
Estudos Referentes – 2ª Pessoa
Estudo diz que faltam água, esgoto e coleta de lixo a 15,8% das crianças no Estado. Segundo a pesquisa feita pelo IBGE no ano de 2013 mais de 15% das crianças e adolescentes com idade até 14 anos em Mato Grosso vivem em casas sem abastecimento de água, esgoto e sem coleta de lixo, acima da média nacional, que é de 10,2%. A situação é mais grave em relação à falta de esgoto, que afeta 74,3% das pessoas nessa faixa etária.
Panorama Atual – 3ª Pessoa
O Estado do Mato Grosso é hoje o único estado brasileiro a ter 100% dos municípios de até 50 mil habitantes com os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) em andamento. Segundo a Secretaria Adjunta de Saneamento que tem por meta promover a universalização dos serviços públicos de saneamento dentro dos limites de qualidade necessários à população mato-grossense.
Buscando dar apoio às prefeituras, uma vez que cabe aos municípios formular a política pública e elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), o Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Governo Federal (Funasa-MT), está auxiliando 108 municípios mato-grossenses na elaboração dos PMSB.
O que é o PMSB – 3ª Pessoa
É um documento que mostra quais os caminhos do saneamento básico no município. Serve para definir como serão feitas as ações de saneamento, e também quanto tempo e quanto dinheiro será necessário para colocar essas ações em prática. A existência do plano será condição
...