Sangramento Uterino Anormal
Por: Marcel Soares • 29/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 262 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
Sangramento Uterino Anormal
O SUA afeta 10 a 30% das mulheres em idade reprodutiva e até 50% das mulheres na perimenopausa. São raro em meninas na fase pré-puberal e em mulheres na menopausa. É acentuadamente mais frequente maior em adolescentes, nas mulheres perimenopausa e em mulheres na idade reprodutiva.
Infância: Sangramente anterior a menarca é considerado anormal. Deve-se determinar o local do sangramento, pq sangramentos vaginais, retais e uretrais são semelhantes. A vulvovaginite é o mais comum. Após, crescimento neoplásico, trauma, abuso e corpo estranho pode ser pensado. Ou até prolapso uretral e infecção.
O Sangramento uterino verdadeiro é causado por aumento de estrógeno, por puberdade precoce, ingestão acidental ou neoplasmas ovarianos.
ADOLESCENTES: Anovulação e defeitos de coagulação. Neoplasias, pólipos, leiomiomas são menos frequentes. Deve-se avaliar gravidez e DST
IDADE REPRODUTIVA:
A menorragia é frequente nas mulheres dessa idade. O Eixo Hipotalamo-Hipófise-Ovário amadurece e torna mesmo provável. Sangramento é mais comum pela gravidez e DST. A incidência de miomas e pólipos aumenta com a idade e o sangramento vai se tornando mais comum.
PERIMENOPAUSA
Disfunção do eixo. Diminui as causas pela gravidez e DST . Aumenta o risco de neoplasias.
MENOPUSA
Atrofia do endométrio e pólipos endometriais. O mais comum é o acometimento benigno, mas nessa faixa etária, há maior risco de CA de endométrio. Também por neoplasias vaginais e cervicais. É raro, mas é possível devido a CA nas trompas.
Deve-se descartar sangramento uretral e proveniente do reto, com exames complementares de urina e sangue oculto.
Fatores de risco para CA endometrial: Ciclos anovulatórios crônicos, idade maior que 35 anos, diabetes, terapia com tamoxifeno, obesidade e nuliparidade.
...