Solução Tampao
Ensaios: Solução Tampao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isabela_Sobris • 4/12/2014 • 549 Palavras (3 Páginas) • 622 Visualizações
Introdução
Os aminoácidos constituem a estrutura proteica, e tem grande importância no nosso organismo.
Falar a extrutura do aminoácido
Falar dos anfóteros
pH = ponto hidrogênionico. Serve para mostrar o quão áci
Os aminoácidos apresentam dois grupos que são passíveis de sofrer protonação (adição de H) e desprotonação (retirada de H).
O pKa é uma grandeza que permite saber a força de um ácido de forma mais intuitiva que através do valor de Ka. Quanto menor é o pKa de um ácido, maior é a sua tendência a ionizar-se e, consequentemente, mais forte é o ácido. O valor de pKa de um ácido pode ser facilmente calculado através de uma curva de titulação.
Uma titulação consiste na adição de uma base a uma solução aquosa de um ácido (ou um ácido a uma solução aquosa de uma base) em pequenas quantidades, medindo-se o pH da solução após cada adição. A solução que se adiciona é chamada titulante e a que sofre a adição é titulada.
O Ponto Isoelétrico (pI) é definido como o pH em que a gelatina tem carga neutra, significando que as cargas positivas são iguais às cargas negativas
Objetivo:
Nosso experimento teve como objetivo, entender o comportamento ácido-base do aminoácido através da curva de titulação , determinar os valores de pk, entender o conceito desse pk, e calcular o ponto isoelétrico de um aminoácido.
Materiais ...
Resultados e Discussão
Ler slide: com uma bureta transferiu-se 50 mls de solução de glicina a 0,1 mol/L , para um béquer de 100 mL, colocou-se uma barra magnética e levou o béquer ao agitador, em seguida para iniciar a titulação, colocou o eletrodo na solução de Glicina e adicionou 0,6 mL de HCl, para que a glicina fosse protonada e tivesse um caráter bem ácido, de acordo com a reação:
Glicina reagindo com HCl, resultando em glicina protonada
Ao titular a glicina com o NaOH, obteve-se os valores abaixo, que indicam a variação dos valores de pH de acordo com o escoamento de NaOH:
(analisando a tabela, pode-se deduzir que do 1º mL adicionado até o 4 ml (pH de 2,76) houve uma pequena variação de pH, depois entre 4 e 6 houve uma variação grande de pH, e logo em seguida de isso ocorre devido à formação de uma solução tampão, que fez com essa variação de pH fosse pequena quase constante, mesmo com a adição de pequenas quantidades de base.
O lugar em q o pH varia menos é o lugar de maior faixa de tamponamento.
O ponto isoelétrico consiste na média dos pKs
pK1 = 2.76 + 1.63 / 2 = 2.19
pK2 = 11.25 + 10.7 / 2 = 10.97
PI = pk1 + pK2 = 2.19 + 10.97 / 2 = 6.58
Figura 5 - Glicina no PI
Quanto maior
...