Suplementação Na Gestação
Ensaios: Suplementação Na Gestação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lelelets • 7/11/2013 • 513 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
Suplementação de Vitaminas e Minerais Durante a Gestação
Os micronutrientes são importantes para o organismo e quando estão deficientes podem trazer como consequência o desenvolvimento de anomalias no bebê, o aumento da incidência de partos prematuros, com recém-nascidos de baixo peso, maior morbidade perinatal, anemia materna, baixa qualidade da lactação e, em geral, a depleção das reservas nutricionais maternas (ALLEN).
Por outro lado, alguns micronutrientes em excesso, podem fazer mal. A vitamina A, por exemplo, quando em excesso, tem efeito teratogênico, causando anormalidades no feto. O excesso de outras vitaminas pode causar formação de cálculos de urato, calcificação óssea excessiva, cálculos renais anemia hemolítica, entre outros males. (CHAGAS, 2003).
Função de cada micronutriente especificamente durante a gravidez:
Vitamina A
Importante para o crescimento e para o desenvolvimento do feto.
A suplementação é feita com o betacaroteno (Fairfield, 2003).
Deficiência: pode causar defeitos congênitos, morte fetal, parto prematuro, retardo de crescimento intra-uterino, baixo peso ao nascer e contribuir para uma baixa reserva do nutriente no RN.
Suplementação: mais experimentações são necessárias para determinar se os suplementos de vitamina A podem reduzir a mortalidade e morbidade maternas e por quais mecanismos resultaria esses efeitos. Em populações já anêmicas, a suplementação trouxe resultados benéficos, com a reversão de 35% do grupo em não-anêmicos (BROEK, 2002).
Excesso: podem provocar malformações fetais atribuídas a alterações no metabolismo do DNA (Cunningham, 2000; Ramalho,2002).
Vitamina C
Ainda não há dados suficientes que comprovem sua importância específica durante a gestação, mas a vitamina C é um antioxidante promove a síntese de hormônios, ajuda na cicatrização das feridas e na absorção do ferro da dieta. (Fairfield, 2003)
Deficiência: Maior risco de infecções, ruptura prematura de membrana, parto prematuro e eclâmpsia (IOM 2000).
Suplementação: não é necessária, pois se alcança facilmente a recomendação com a dieta (Giddens et al, 2000; Azevedo e Sampaio, 2003; Barros et al, 2004).
Vitamina D
A Vitamina D tem a função de regular o metabolismo do cálcio e do fósforo, necessários ao bom desenvolvimento dos sistemas nervoso, muscular e imunológico. Essa vitamina pode ser adquirida através da dieta ou sintetizada na pele através de uma reação catalisada pela radiação (SARAIVA, 2007).
Suplementação: não há evidências para avaliar os efeitos do suplemento da vitamina D durante a gravidez (Mahomed, 1999).
Ácido Fólico
Atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos, na síntese de DNA e RNA, é vital para a divisão celular e síntese protéica. Evidências epidemiológicas e clínicas têm demonstrado que o folato está envolvido na prevenção dos defeitos do tubo neural (DTN) (LIMA, 2002).
Deficiência: maior chance de deslocamento
...