GESTA DE PESSOAS
Dissertações: GESTA DE PESSOAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Morticia1 • 8/4/2013 • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 619 Visualizações
Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais
As mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas vem trazendo para as organizações resultados que nunca poderiam imaginar. Fazendo com que haja incertezas nas organizações.
Tendo como base essas mudanças, a área de Recursos Humanos vem sofrendo algumas transformações. Tudo porque, organizações bem sucedidas entendem que devem investir em pessoas para melhor desenvolvimento e produtividade da empresa.
Gestão de pessoas é um contexto formado por organização e pessoas. Entende-se que, um depende do outro para alcançar seus objetivos. Os objetivos das organizações basicamente são: Sobrevivência, crescimento sustentado, lucratividade, produtividade, qualidade nos produtos e serviços, redução de custos, participação no mercado, novos mercados, novos clientes, competitividade e imagem no mercado. As organizações são constituídas de pessoas e precisam dessas para atingir suas metas.
Fica clara a necessidade das pessoas para as organizações, mas também há um interesse pela parte das pessoas. A maioria considera o trabalho importante e de grande impacto para alcançar vários objetivos pessoais, tais como: Melhores salários, melhores benefícios, estabilidade no emprego, segurança no trabalho, qualidade de vida no trabalho, satisfação no trabalho, consideração e respeito, oportunidade de crescimento, liberdade para trabalhar, liderança liberal e orgulho da organização.
A mesma necessidade vista pelas as organizações em relação a pessoas é vista das pessoas em relação às organizações.
Dessa maneira é certo afirmar que a Gestão de Pessoas depende de pessoas e organizações, sem uma das partes seria inconcebível a gestão de pessoas.
A gestão de pessoas é contingencial e situacional, porque depende de vários aspectos culturais, contexto ambiental, negocio da organização e de muitas outras variáveis importantes.
O processo produtivo das organizações funciona graças à participação conjunta dos parceiros, que em geral são: Fornecedores (contribuem com matéria prima), acionistas e investidores (contribuem com capital), empregados (contribuem com conhecimentos e habilidades) e por fim, mas não menos importante os clientes e consumidores (contribuem adquirindo o que a organização disponibiliza no mercado).
Todos os parceiros são recompensados, mas em geral as organizações procuram privilegiar os parceiros mais importantes, em um contexto antigo esses parceiros a serem privilegiados seriam os, acionistas e investidores. Em um novo contexto isso esta mudando numa visão integrada de todos os parceiros, os privilégios devem ocorrer aos empregados, pois este é o mais intimo da organização. O empregado esta diariamente dentro da organização, dando vida e dinamismo para que a mesma evolua.
As organizações mais inteligentes consideram as pessoas como parceira e fornecedoras de competências, e não como empregados contratados. Elas entendem que pessoas são fornecedoras de conhecimento, habilidade, competências e acima de tudo portadoras de inteligência que proporciona decisões.
Gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Para que o administrador execute sua tarefa afim de, alcançar metas e objetivos ele necessita de uma equipe. É necessário que ele desempenhe quatro funções administrativas que constitui o processo, sendo necessário saber; planejar, organizar, dirigir e controlar. A função do ARH (Administrado de Recursos Humanos) é ajudar o administrador nesse processo.
Essa parceria refere-se as políticas e praticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas, tais como:
• Analise e descrição de cargos e modelagem do trabalho.
• Recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados.
• Orientação e integração de novos funcionários.
• Administração de cargos e salários.
• Incentivos salariais e benefícios sociais.
• Avaliação do desempenho das pessoas.
• Desenvolvimento organizacional.
• Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.
• Relações com empregadores e relações sindicais.
• Comunicação aos funcionários.
• Treinamento e desenvolvimento das pessoas.
Essas políticas e praticas podem ser resumidas em seis processos básicos:
• Processo de agregar pessoas;
São processos de inclusão de novas pessoas a empresa.
• Processo de aplicar pessoas;
Utilizados para descrever as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.
• Processo de recompensar pessoal;
Processos utilizados para incentivar as pessoas, satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
• Processo de desenvolver pessoas;
São processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoas das pessoas.
• Processo de manter pessoas;
Processos para criar condições ambientais e psicológicas satisfatória para as atividades das pessoas.
• Processo de monitorar pessoas;
Acompanha e controla as atividades das pessoas e verifica resultados.
Todos os processos estão relacionados entre si, cada processo tende a favorecer ou prejudicar os demais. Sendo assim é fundamental seu funcionamento, pois se um processo de recompensar pessoas é falho ele pode exigir um intenso processo de manter pessoas.
Tempos modernos e a moderna gestão de pessoas.
É evidente a evolução dos tempos, numa época em que não existia direito trabalhista e que a única preocupação das organizações era produzir, sem se preocupar com os seus colaboradores se contradiz com nosso tempo. Onde as empresas valorizam e motivão seus colaboradores
...