Tecido Osseo
Trabalho Escolar: Tecido Osseo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ninalacerda • 11/4/2014 • 3.182 Palavras (13 Páginas) • 708 Visualizações
CONHECENDO O
TECIDO ÓSSEO
Resumo
O tecido ósseo é uma forma especializada de tecido conjuntivo constituído por uma fase mineral, formada essencialmente por cristais de fosfato de cálcio, sob a forma de hidroxiapatite, que assenta numa organizada matriz colagênica. A combinação da fase mineral e da fase orgânica confere ao tecido ósseo propriedades únicas, que o tornam muito resistente às solicitações mecânicas.
Apesar de seu aspeto aparentemente inerte, os ossos são estruturas plásticas altamente dinâmicas que, durante toda a vida do organismo, estão em permanente remodelação, por forma a manter as suas propriedades mecânicas e capacidades metabólicas. Quando lesados têm capacidade regenerativa, isto é, o processo de reparação óssea é efetuado através da formação de osso novo e não pela formação de tecido fibroso.
As células do tecido ósseo podem ser agrupadas em duas séries diferentes: células da linha osteoblástica, responsáveis pelo processo de formação e mineralização da matriz óssea e células da linha osteoclástica, relacionadas com a sua reabsorção. O processo de diferenciação das células da linha osteoclástica está muito controlado pelas células da linha osteoblástica, através de um eixo de regulação comum, vulgarmente conhecido por RANKL/RANK/OPG. O equilíbrio entre formação e reabsorção óssea está na dependência das flutuações locais do rácio RANKL/OPG.
Palavras-chave: tecido ósseo; osteoblastos; osteoclastos.
ABSTRACT
Bone is a specialized connective tissue comprising a mineral phase, consisting essentially of crystals of calcium phosphate in the form of hydroxyapatite, which is based on an organized collagen matrix . The combination of the inorganic phase and the organic phase gives the bone unique properties that make it very resistant to mechanical stresses.
Despite their apparently aspect inert plastic bones are highly dynamic structures that during the life of the organism, are in permanent reshaping, to maintain their mechanical properties and capabilities
metabolic. When regenerative capacity are affected, that is, the process of bone healing is performed by formation of new bone formation and not by fibrous tissue.
The cells of the bone tissue can be divided into two different series : osteoblastic cell line , responsible for the process of formation and mineralization of bone matrix and cells of the osteoclast related to its reabsorption. The differentiation process of cells of the osteoclast is too controlled by osteoblastic cells in the row via a common control shaft , commonly known as RANKL / RANK / OPG . The balance between bone formation and resorption is dependent on the fluctuations of the local ratio RANKL / OPG .
KEYWORD: bone tissue, osteoblasts, osteoclasts.
1. Introdução
O tecido ósseo é uma forma especializada de tecido conjuntivo constituído por células e por uma matriz extracelular, que possui a característica única de mineralizar. A mineralização da matriz confere a este tecido uma extrema dureza, permitindo-lhe desempenhar importantes funções de sustentação e proteção. Por sua vez, a matriz colagênica proporciona-lhe uma certa maleabilidade fornecendo-lhe algumas possibilidades de extensão e flexão.
A matriz óssea representa, também, o maior reservatório de íons minerais do organismo, particularmente de cálcio e fósforo, participando ativamente na manutenção da homeostase dos níveis de cálcio no sangue e, consequentemente, em todos os fluidos tissulares, condição essencial para a preservação da vida.
As funções de suporte estrutural e a de reserva metabólica estão, em condições fisiológicas, num equilíbrio estável. Porém, no caso de existir uma alteração deste equilíbrio, a função estrutural é sempre sacrificada em favor da metabólica.
Apesar do seu aspeto aparentemente inerte, os ossos são estruturas altamente dinâmicas, crescem, remodelam-se e mantêm-se ativos durante toda a vida do organismo. Esta permanente reorganização do tecido ósseo é levada a cabo por diversas células ósseas, que assumem várias formas e funções e que, no seu conjunto, constituem a série osteoblástica e a série osteoclástica, responsáveis pela constante formação, reabsorção, reparação e manutenção da microarquitetura óssea.
Para que a massa óssea se mantenha constante e células tão diversas como os osteoblastos e osteoclastos estejam, sob um ponto de vista funcional, intimamente associadas no tempo e no espaço, é necessária a existência de uma completa coordenação e integração dos eventos celulares, que caracterizam o processo de remodelação óssea, de modo a manter-se um equilíbrio perfeito.
Assim, julgamos pertinente e justificado, recordar aqui alguns conceitos, necessariamente breves, sobre a formação estrutural do tecido ósseo.
2. Metodologia
Para realização deste trabalho foram utilizados artigos e bibliografias por autores de diversos segmentos. Dentre os encontrados foram optados os que tratam da formação e estruturação óssea a fim de conseguir efeito otimizado. Com informações precisas e exemplo de patologia e fraturas.
3. Desenvolvimento
3.1 Tecido Òsseo
O tecido ósseo é, sob um ponto de vista celular constituído, apenas, por duas linhas celulares. As populações de células assumem diversas formas e designações, com base na sua diferente morfologia, atividade e localização em relação à matriz calcificada. Estas células podem ser agrupadas em duas séries diferentes: células da linha osteoblástica, responsáveis pelo processo de formação da matriz óssea e células da linha osteoclástica, relacionadas com a sua reabsorção. (Bonewald LF, Johnson ML; 2008)
Os osteoblastos são responsáveis não só pela formação da matriz óssea, mas também pela sua mineralização. Os osteoclastos desempenham uma função essencial na remodelação e na renovação do tecido ósseo.
Os osteoclastos
...