Tecido Sanguineo
Artigos Científicos: Tecido Sanguineo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliamachadope • 4/8/2014 • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 720 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CURSO DE ODONTOLOGIA
TECIDO SANGUÍNEO
Introdução:
Nesse trabalho iremos explicar sobre Tecido Sanguineo .Para entendermos melhor à respeito desse tecido é preciso saber que a corrente sanguínea é encarregada de todo o transporte à longa distância do sangue, que é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma e tem várias funções, tais como: defesa, nutrição e oxigenação. A circulação sanguínea é dividida em circulação arterial e circulação venosa, e é composta por capilares, vasos, artérias (O2) e veias (CO2). Onde em uma pessoa adulta, o sangue corresponde à mais ou menos 5 litros.
1.Desenvolvimento
1.1Funções
Fisiologicamente o sangue, através das mais diversas funções, faz com que a vida continue. A circulação distribui as substâncias nutritivas, como as proteínas e sais minerais , e o oxigénio a todas as células do organismo. Transportando aos órgãos excretores os resíduos dos processos metabólicos que recebe dos tecidos. O sangue tem um papel extremamente importante nas defesas imunitárias do organismo.
Quando bactérias, vírus ou outros organismos perigosos penetram no corpo os componentes do sangue,como os glóbulos brancos, expulsam rapidamente o intruso. Enfim, o sangue regula a temperatura interna distribuindo o calor para todo o corpo.
1.2 Processo de transporte de O2 e CO2
As trocas gasosas são fundamentais para a sobrevivência dos organismos vivos .Em humanos e outros mamíferos, por exemplo, a moléculas de oxigênio e gás carbônico são trocadas entre o ar ambiente e o sangue, de forma passiva (difusão).
O oxigênio é transportado pelo sangue sob duas formas:
Dissolvido no plasma – o O2 é pouco solúvel na água, portanto, apenas cerca de 2% são transportados por esta via;
Combinado com a hemoglobina – nos glóbulos vermelhos existem 280 milhões de moléculas de hemoglobina, cada uma podendo transportar quatro O2, ou seja cerca de 98% deste gás é transportado pela Hb até ás células. A ligação da primeira molécula de O2 á hemoglobina altera a sua conformação, facilitando a ligação das seguintes, ou seja, aumentando a sua afinidade para o O2. O mesmo acontece com a liberação de uma molécula de O2 que acelera a liberação das restantes. Por este motivo, a Hb é um transportador tão eficiente.
O CO2 pode ser transportado no sangue de três modos principais:
Dissolvido no plasma – devido à baixa solubilidade em água deste gás, apenas 8% são transportados por esta via;
Combinado com a hemoglobina – uma percentagem relativamente baixa, cerca de 11%, deste gás reage com a hemoglobina, formando a carbaminoemoglobina (HbCO2);
Como íon bicarbonato (HCO3-) – a maioria das moléculas deslocam-se como este íon, cerca de 81%. Naturalmente este processo de reação com a água é lento, mas pode ser acelerado pela enzima dos glóbulos vermelhos anidrase carbônica. Quando a pCO2 é elevado, como nos tecidos, a reação produz ácido carbônico (H2CO3), que se ioniza em HCO3-. Após a sua rápida formação no interior dos glóbulos vermelhos, o íon difunde-se para o plasma, onde é transportado até aos pulmões. Aí as reações são revertidas e o CO2 é libertado para os alvéolos.
1.3 Principais Leucócitos
Os leucócitos fazem parte do sistema imunitário do organismo. Têm por função o combate e a eliminação de microrganismos e estruturas químicas estranhas ao organismo por meio de sua captura ou da produção de anticorpos, sejam eles patogênicos ou não.
1.3.1 Tipos de Leucócitos
1.3.1.1Neutrófilos= São os primeiros a atacar o agente invasor,entram nos tecidos infeccionados para fagocitar bactérias e microorganismos que invadem nosso corpo. O pus que observamos em alguns ferimentos é constituído principalmente de Neutrófilos.
1.3.1.2Linfócitos = podem ser de 3 tipos, Linfócitos B, Linfócitos T ou Células “Natural Killers”(Linfócitos NK).
-Linfócitos B= Células especialistas na produção de anticorpos, Quando essas células são ativadas por antígenos, elas se multiplicam e se diferenciam em plasmócitos, que são células produtoras de anticorpos.As vezes, algumas células não se diferenciam em plasmócitos, originando a célula B da memória imunitária. Essas células reagem quando o corpo se expõe novamente ao mesmo antígeno.
-Linfócitos T= Ajudam a defender nosso organismo de Vírus, Fungos e Bactérias, além de serem responsáveis pela produção de corpos sanguíneos e imunidade celular. É no Timo que os Linfócitos T aprendem a diferenciar células dos organismos a corpos estranhos.
-Linfócitos NK= Tem como principal alvo células tumorais e micróbios, destroem as células infectadas conduzindo a morte celular programada, antes que o vírus tenha alguma chance de se multiplicar.
1.3.1.3Monócitos = Após serem produzidos na medula óssea, os monócitos migram para os tecidos onde se transformam em macrófagos, fagocitando microrganismos e células mortas.
1.4 Principais Células Sanguíneas
As células do sangue são vitais para o corpo humano. Existem três tipos de células do sangue; glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Estas células microscópicas são responsáveis por muitas coisas. As três funções básicas das células do sangue são de transporte de oxigênio por todo o corpo, combater a infecção e para parar o sangramento.
1.4.1 Tipos de Células Sanguíneas
1.4.1.1 Hemácias = As hemácias tem como função transportar hemoglobina9 responsável pela cor vermelha do sangue), a qual leva o oxigênio do pulmão para os tecidos. Depois de passarem da medula óssea para o sistema circulatório, as hemácias(anucleadas) normalmente circulam por 120 dias, em média, antes de serem destruídas, hemácias maduras possuem enzimas citoplasmáticas capazes de metabolizar pequenas quantidades de glicoses
...