Trabalho Perfil Bioquimico Lipidico E Dislipidemias
Monografias: Trabalho Perfil Bioquimico Lipidico E Dislipidemias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josianebitela • 4/6/2014 • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 723 Visualizações
Dislipidemias são alterações da concentração de lipídeos no sangue. Os lipídeos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, etc.), mas o excesso está relacionado à aterosclerose. Este processo ocorre em vasos onde há instalação de lesões em forma de placas, causando obstrução ao fluxo sangüíneo.
As dislipidemias podem ocorrer às custas de:
• Aumento do colesterol (total + LDL): Hipercolesterolemia pura
• Aumento dos triglicérides: Hipertrigliceridemia pura
• Aumento de colesterol e triglicérides: Dislipidemia mista
• Redução de HDL
Considera-se hipercolesterolemia quando a concentração de colesterol total no sangue estiver acima de 200mg/dl e hipertrigliceridemia quando os triglicérides estiverem acima de 200mgIdl.
A Doença arterial aterosclerótica é a manifestação mais importante das dislipidemias, pois a mortalidade nesses pacientes é elevada:
Angina pectoris, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência vascular periférica são as manifestações mais frequentemente encontradas nos pacientes com alterações do colesterol e triglicérides.
Mas vale lembrar que, na maioria das vezes, as dislipidemias são assintomáticas e só podem ser descobertas através de exames de sangue feitos regularmente.
O colesterol é um tipo de substância gordurosa que provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. Seu corpo precisa dele para funcionar adequadamente, pois cumpre funções como: produção de hormônios, fabricação de vitamina D e transporte de gorduras do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo. Mas, geralmente, o organismo não requer além das quantidades que o fígado produz.
As duas principais formas de colesterol são:
• HDL (Lipoproteína de alta densidade) - Conhecido popularmente como "colesterol bom". Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e as temíveis obstruções dos vasos.
• LDL (Lipoproteína de baixa densidade) - Conhecido popularmente como "colesterol ruim", é responsável pelo transporte e depósito de colesterol nas paredes das artérias, dando início e acelerando o processo de aterosclerose (o acúmulo de colesterol nas artérias), bloqueando o fluxo sangüíneo e obstruindo as artérias. O perigo do colesterol está no excesso de LDL.
Aumento de Triglicérides
Esse distúrbio também caracteriza-se pelo aumento das taxas sangüíneas de triglicérides, podendo formar placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Comumente está associado a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo.
Valores de normalidade dos diferentes Lípides
No Brasil, adotamos os valores de referência propostos pelo Consenso Brasileiro de Dislipidemias, que segue o modelo americano, o NCEP (National Cholesterol Education Program)
Valores de referência da CT, LDL-C, HDL-C e TG em adultos (> 20 anos).
Valores de referência
Desejáveis Limítrofes Altos
CT < 200 mg/dl 200 - 239 mg/dI ³ 240 mg/dl
LDL-C < 130 mg/dl 130 - 159 mg/dl ³ 160 mg/dl
HDL-C ³ 35 mg/dl - -
TG < 200 mg/dl - > 200 mg/dl
RECOMENDAÇÕES ANTES DO EXAME
Evite interferências no resultado!
1) Mantenha sua alimentação habitual e o peso pelo menos duas semanas antes do exame.
2) Aguarde pelo menos 8 semanas após cirurgia ou qualquer doença, pois o perfil lipídico poderá estar temporariamente comprometido.
3) JEJUM de 12h a 14h. Se necessário, pode-se ingerir água e medicamentos que não possam ser interrompidos.
4) Realize as dosagens sempre que possível no mesmo laboratório para minimizar a variabilidade entre laboratórios.
5) EVITE a ingestão de álcool nas 72h que antecederem a coleta de sangue. Caso contrário, considere alterações nas dosagens do lipidograma, principalmente em relação aos triglicérides.
6) Não realize atividades físicas rigorosas nas 24h antecedentes ao exame.
Terapêutica das Dislipidemias
A finalidade do tratamento das dislipidemias é a prevenção primária e secundária da doença arterial coronariana (DAC), cerebrovascular e periférica.
O tratamento inicial baseia-se sempre nas modificações do estilo de vida:
• adequação da dieta, redução de peso e prática regular de exercícios físicos, além de interrupção do tabagismo, que devem ser seguidos por toda a vida.
• Uma dieta adequada inclui a redução de gorduras saturadas e colesterol (carnes vermelhas, gema de ovo, leite integral, queijos amarelos, manteiga, frituras, frutos do mar, vísceras (fígado, miolo), torresmo e toucinho, embutidos). O colesterol só existe em alimentos do reino animal.
• As gorduras poliinsaturadas, ao contrário, são benéficas ao nosso organismo e são encontradas nos óleos vegetais (girassol, canola, milho, soja), exceto azeite de dendê e gordura de coco, nas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e na gordura de algumas espécies de peixe.
• A gordura monoinsaturada, representada pelo azeite de oliva, também faz bem ao organismo. O consumo de gorduras mono e poliinsaturadas ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL- colesterol.
• Na hipercolesterolemia, deve-se reduzir a ingestão de gorduras saturadas e colesterol.
• Na hipertrigliceridemia, deve-se reduzir a ingestão de açúcar, bebidas alcoólicas e carboidratos complexos (arroz, massas em geral, batata, doces).
• Na dislipidemia mista (aumento de colesterol e triglicérides), deve-se restringir gorduras saturadas, colesterol e carboidratos.
Em ambos os casos, consumir maior quantidade de frutas, legumes e verduras,que além de conterem vitaminas e fibras são ricos em antioxidantes naturais.
Em ambos os casos, consumir maior quantidade de
...