Perfil Do Executivo No Mercado De Trabalho
Dissertações: Perfil Do Executivo No Mercado De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tha.ps • 13/9/2013 • 712 Palavras (3 Páginas) • 712 Visualizações
Perfil do Executivo no Mercado Globalizado
Os anos 90 presenciaram uma mudança de paradigma no campo da administração a partir do surgimento de novas formas de corporações, que incluem parcerias estratégicas e redes organizacionais. O acirramento da concorrência, os rápidos avanços da tecnologia de informação e, principalmente, a globalização da economia atuaram como catalisadores no desenho de um novo ambiente de negócios (Webster, 1992).
Com mudanças cada vez mais aceleradas, as empresas vêem-se sob uma nova pressão: recrutar, treinar e desenvolver líderes capazes de atender às demandas de um mercado globalizado.
As habilidades e atitudes adequadas ao mercado globalizado devem ser identificadas e desenvolvidas para o alcance de uma administração eficaz e contemporânea da nova ordem econômica.
As empresas, na busca da eficiência e da eficácia de suas respostas, devem saber conjugar os antagonismos. Mais do que nunca “precisam ser globais e locais, pequenas de certo modo e também grandes, centralizadas uma parte do tempo e descentralizadas na maior parte. É esperado que os operários sejam ao mesmo tempo autônomos e integrantes de uma equipe, e que os gerentes deleguem mais e, simultaneamente, controlem mais” (Handy, 1995).
A nova realidade das organizações globais causa a reestruturação de sistemas econômicos, a reorganização de papéis e procedimentos, a reorientação de setores e de organizações e a formação de alianças com aqueles que anteriormente eram vistos como concorrentes ou até mesmo inimigos.
Os responsáveis pela área de recursos humanos enfrentam o desafio de exercer a liderança da transformação, interagindo com funcionários de todos os níveis, transformando-os em agentes de mudança, conscientizando-os e habilitando-os para o ambiente de trabalho emergente (Moran, Harris e Stripp, 1997).
A globalização, compreendida como processo social genuinamente transnacional, exige reformulação do perfil do executivo: nova maneira de pensar e liderar, nova postura, apta a sustentar vantagens competitivas, num cenário de acelerada transformação. Os papéis e interações reciclam-se de acordo com as mudanças que se propagam.
Moran, Harris e Stripp (1997) classificam o desenvolvimento de recursos humanos, projetado em torno da globalização, como sendo a arte de posicionar uma organização além das fronteiras nacionais, adaptando-a a quaisquer outros ambientes em mudança, onde existam mercados e recursos.
Esse novo desafio para a área de recursos humanos é grande responsabilidade para muitos profissionais de hoje, e exigirá que eles repensem e reenquadrem seus papéis como pensadores estratégicos, gerentes sistêmicos e especialistas transculturais capazes de atender às necessidades de uma força de trabalho global para um mercado global.
Echeveste et al (1999), realizou pesquisa com 136 executivos das 335 maiores empresas do país localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo a classificação da Revista Exame (1997) e pelo conjunto de profissionais especialistas na área de administração, a fim de verificar os atributos mais importantes que um executivo deve possuir. A partir do estudo realizado, conclui-se que um executivo apto para atuação no mercado globalizado deve ser, em ordem de importância:
1- focalizado no resultado
2- ético no trato das questões profissionais e sociais
3- negociador
4- motivado
5- coordenador de trabalhos de equipe
6-hábil nas relações interpessoais
7- pró-ativo
8- empreendedor
9- aberto a novas idéias
10- dotado de postura negociadora
11- capaz de viabilizar/implementar idéias
12- desenvolvedor
...