Vacina Contra Hpv
Artigos Científicos: Vacina Contra Hpv. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AndBR • 3/9/2013 • 404 Palavras (2 Páginas) • 729 Visualizações
Embora pouco conhecido pela população brasileira, o Papilomavirus Humano (HPV) se destaca como uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST), uma em cada cinco mulheres é portadora do vírus, cerca de 50% da população sexualmente ativa vai entrar em contato com o HPV em algum momento da vida. No mundo todo acredita-se que aproximadamente 30 milhões de pessoas tenham verrugas ocasionadas por HPV, O INCA (Instituto Nacional do Câncer) informa a ocorrência de 18.000 casos novos de câncer do colo uterino no Brasil a cada ano pelo HPV, e que aproximadamente 4.000 mulheres morem de câncer do colo uterino no Brasil.
Como é transmitido?
O HPV é transmitido pelo contato genital com a pessoa infectada (incluindo sexo oral) e por via sangüínea, de mãe para filho na hora do parto. Na maioria das vezes, a infecção é transitória e
desaparece sem deixar vestígios. Por isso, quando se realiza o diagnóstico, não se consegue saber se a infecção é recente ou antiga. A doença viral pode permanecer sem manifestação no corpo.
Que tipos de HPV?
Existem mais de 100 subtipos de HPV sendo que 35 deles infectam a mucosa genital, mas a maioria das infecções é causada por apenas quatro deles. As versões 16 e 18 do vírus são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Já os HPV 6 e 11 respondem por 90% das verrugas genitais.
Existe imunização contra o vírus?
Sim, a vacina foi fabricada pelo laboratório Merck Sharp & Dhome, a Vacina Quadrivalente (Gardasil) contra o HPV protege contra quatro tipos do vírus – 6, 11, 16 e 18 -, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero e por 90% das verrugas genitais e está indicada em mulheres entre 9 e 26 anos de idade. São ao todo três doses.
A pessoa que recebe a vacina por via intra muscular nas doses indicadas irá estimular a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV que contém a vacina.
Quando a pessoa vacinada entrar em contato com o HPV esses anticorpos irão inativar este HPV impedindo que ele se instale e se multiplique. Dessa maneira impede a progressão da infecção pelo HPV.
Atualmente estão sendo realizados campanhas nas escolas para imunizar crianças de 11 a 13 anos. A meta é imunizar 64 mil meninas contra quatro tipos do vírus. O Governo Federal estima investir até R$ 13 milhões na vacinação, que é restrita às garotas que receberam autorização dos pais.
...