Vacinas e suas utilidades
Trabalho acadêmico: Vacinas e suas utilidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amanda03 • 12/10/2013 • Trabalho acadêmico • 631 Palavras (3 Páginas) • 602 Visualizações
Sumario
1. Introdução
2. Definição
3. Calendário de vacinação
4. Quando e como surgiu?
5. Fabricação das vacinas atuais
6. Vacinas e suas utilidades
7. Importância da vacina
8. Anexo
9. Bibliografia
Introdução
As vacinas são substâncias, como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos, que ao serem introduzidas no organismo de um animal, suscitam uma reação do sistema imunológico semelhante a que ocorreria no caso de infecção por um determinado agente patogênico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune ou mais resistente a esse agente.
Definição
Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus mortos ou enfraquecidos que ao serem introduzidos no corpo do ser humano a vacina provoca uma reação no sistema imunológico promovendo a criação de anticorpos contra aquela substancia.
Desta forma a vacina prepara o organismo que em caso de infecção por aquele agente patogênico o sistema de defesa possa agir rapidamente, assim a doença não se desenvolve ou em alguns casos se desenvolve em forma branda.
Calendário de vacinação
O Calendário de vacinação brasileiro é aquele definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país. Atualmente é constituído por 12 produtos recomendados à população, desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública. Confira abaixo os três calendários de vacinação:
-Instrução Normativa referente ao calendário Nacional de Vacinação
-Instrução Normativa referente ao calendário Nacional de Vacinação - Povos Indígenas
Quando e como surgiu?
A primeira vacina foi criada em 1778 pelo britânico Edward Jenner, que observou a proteção duradoura contra varíola humana produzida pelo vírus da varíola bovina inoculado em pessoas. Em 1881, Pasteur demonstrou ser possível produzir imunidade contra o antraz ou carbúnculo, mediante a injeção de uma cultura atenuada no bacilo causador da doença. Quatro anos depois, Pasteur produziu a vacina contra raiva.
Seguiu-se então uma pesquisa ampla e exclusiva de novas vacinas, que conseguiram controlar antigas pestes. A varíola, por exemplo, foi erradicada mundialmente na década de 1980, após um amplo programa de vacinação. Já as vacinas contra poliomielite, a difteria, a coqueluche, o sarampo e a rubéola conseguiram controlar a disseminação dessas doenças nos países mais desenvolvidos. Também foram descobertas vacinas eficazes contra a febre, a cólera, a peste bubônica, a tuberculose, a febre amarela o tétano, o tifo e a hepatite, entre outas doenças.
No fim do século XX, criaram-se novos tipos de vacinas com ajuda de avançadas
...