É Plantando Que Se Colhe
Relatório de pesquisa: É Plantando Que Se Colhe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adrianaivete • 24/2/2015 • Relatório de pesquisa • 797 Palavras (4 Páginas) • 287 Visualizações
: “ É plantando, que se colhe.”
Sustentabilidade
Introdução
O tema desenvolvido teve origem a partir de situações que vivemos nos dias atuais, onde os acontecimentos estranhos e fatos inusitados se manifestam em relação ao clima e ao aparecimento de grandes problemas no planeta. E que tais problemas se devem a má influência do modo de vida em que a humanidade escolheu para seguir e que promove uma grande pilhagem dos recursos naturais que nosso mundo tem a oferecer e, por isso mesmo, esse planeta que nos acolheu, tenta “se livrar” de nossa presença como se fossemos um corpo estranho. E como fomos nós, os únicos responsáveis de deixarmos o planeta fraco e doente, porque não mudarmos a forma de como exploramos os recursos naturais, e agirmos como multiplicadores de ações que possam resgatar mesmo que mínima a cura deste planeta.
Com a polêmica na utilização de sacolas plásticas, surgiu a ideia de produzirmos um plástico de batata que por ser biodegradável minimizaria a agressão no planeta.
Objetivo de Aprendizagem
1. Permitir que os alunos incorporassem ao cotidiano, atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.
2. Perceber que novas ações não irão reverter os danos causados ao meio ambiente, mas essas ações em pequena escala podem causar um grande impacto na rotina escolar.
3. Demonstrar que, as iniciativas da escola são fundamentais para promover a consciência dos alunos, que serão os futuros adultos e que tomarão conta do planeta.
4. Ensinar a prática laboratorial, na confecção do plástico de batata.
5. Provar que o plástico de batata se decompõe na natureza de maneira rápida e que não agride o solo.
6. Fazer com que os alunos plantem e percebam que esta planta, cresce saudável.
7. Relacionar a ação do plástico de batata com o ambiente (fauna e flora).
8. Adotar uma postura ecologicamente sustentável e apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e ainda satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações.
9. Integrar o aluno permanentemente à dinâmica da natureza, aplicando ações simples, como não desperdiçar água, cultivar áreas verdes e preferir produtos recicláveis.
Materiais
2 kg de batata
2 colheres de sopa de glicerina
4 colheres de sopa de vinagre
1/2 copo de água
Peneira
Liquidificador
Semente de salsinha
10 garrafas pet de 600 ml
5 metros de tecido para confecção das sacolas
Feltro para confecção das tartarugas
Suporte para plantas (salsinha)
Custo: 220,00 + 10 h/a professor
Fases do Projeto
1) Montagem dos grupos relacionados ao tema de desenvolvimento
Grupo 1- Plástico de Batata
Grupo 2- Tartarugas
Grupo 3- Interagindo com o planeta
2) Explanar para o grupo de estudos os temas abordados:
a) O que é Biodegradável?
b) Qual é importância dos Fungos e Bactérias para a natureza.
c) Por que reutilizar?
d) O que posso fazer por você?
3) Aplicação de atividades em sala:
a) Pegada Ecológica- site http://www.suapegadaecologica.com.br
Com o objetivo de conscientizá-los no sentido de quantos planetas Terra seriam necessários para sustentar o estilo de vida de cada um.
b) Atividade quantitativa- O aluno demonstrou a quantidade de sacolas plásticas que a família utilizou no período de 19/03 a 19/05 individualmente.
c) Foram confeccionadas sacolas de pano e entregues a 06 famílias de alunos, a fim de perceberem a diminuição do número de sacolas de
plástico.
4) Os alunos plantaram sementes de salsinha e cuidaram até o desenvolvimento das mesmas. Ao final da atividade os alunos entregaram algumas mudas para funcionários e comunidade, com o objetivo de demonstrar que “É plantando, que se colhe”.
5) Os alunos confeccionaram um plástico biodegradável feito com o amido da batata,
...