O PROJETO PLANTANDO E SEMEANDO CONHECIMENTO
Por: Josue Uchoa • 8/4/2022 • Monografia • 791 Palavras (4 Páginas) • 72 Visualizações
ESCOLA MUNICIPAL EUSTAQUIO PORTELA NUNES
LOCALIDADE: MALHADA DE AREIA
CEP: 64.148-000
CAMPO LARGO DO PIAUI
[pic 1][pic 2]
CAMPO LARGO DO PIAUI
2022
PÚBLICO ALVO: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
PROBLEMATICA
Diante aos problemas ambientais ocorridos nos últimos tempos, no município de Campo Largo do Piau – PI, a Secretaria Municipal de Educação pretende elencar o problema de pouco arborização na cidade. A conscientização da população sobre a conservação das árvores e a arborização nos espaços onde necessita nos faz problematizar essa realidade, a partir da busca de respostas das escolas públicas municipais, em algum grau, contribuam para esta lacuna: “Como as escolas públicas municipais estão desenvolvendo um trabalho de Educação Ambiental”?
JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de conscientizar a comunidade estudantil sobre a árvore (arborização), a Secretaria Municipal de Educação buscou trabalhar o Projeto “Árvores: Plantando e semeando conhecimentos" na Escola Municipal Eustáquio Portela Nunes em Campo Largo do Piauí, na localidade Malhada de Areia. O foco principal é a educação ambiental, que não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. Sendo que é de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente, para a nossa vida e de todos os seres vivos.
Trabalhar o tema “árvore" nas escolas é um meio de orientar os alunos a fazer um plantio arbóreo, quando cotar uma arvore ter a consciência de plantar uma nova arvore, fazer a escolha do espécime, buscar orientar os educandos quando forem realizar o plantio de árvores, levando em consideração principalmente os diversos aspectos - como a largura da calçada, características da rede elétrica aérea, o imóvel à frente do local pretendido para o plantio, o mobiliário urbano existente nas calçadas, entre outros. Além disso, conscientizar as comunidades escolares que não se pode esquecer que o plantio inadequado e a escolha errada do espécime arbóreo, são muitas vezes a causa da interrupção de serviços públicos de iluminação. Considerando não menos importante, as árvores urbanas desempenham funções relevantes para os cidadãos e o meio ambiente, tais como: elevar a permeabilidade do solo, controlar a temperatura e a umidade do ar, interceptar a água da chuva, proporcionar sombra, funcionar como corredor ecológico e diminuir a poluição do ar, entre outros.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos, acerca do tema: arvore, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável. Colocando em pratica aquilo que é estudado com a realidade vivida nos dias atuais. Fazendo com que o aluno tenha plena consciência dos problemas que a sociedade vem passando.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Despertar nos alunos valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
- Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
- Estimular para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vivem;
- Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.
- Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais:
- Conhecer e avaliar o patrimônio arbóreo existente local,
- Identificar locais para o plantio de novas arvores,
- Localizar arvores com necessidades de intervenção (poda, tratamento ou remoção).
- Monitorar a arborização visando identificar taxa de sobrevivência, espécies mais adequadas e mais resistentes.
- Observar os dez princípios básicos para realizar o plantio;
METODOLOGIA
Para realizar o processo de arborização nas escolas é necessário seguir os dez princípios básicos para a realização do plantio, como segue descrito abaixo:
...