A Bioquímica Licopeno
Por: Nellysoares • 10/3/2020 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
Slide 3
Falar o que são as doenças cardiovasculares: São um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos.
Slide 5
Os níveis de colesterol estão ligados diretamente com as doenças cardiovasculares
Temos a aterosclerose (acúmulo de gorduras, e formação de placa de ateroma sobre a parede das artérias). Aterosclerose tem como consequência infarto agudo do miocárdio acidente vascular encefálico (avc) etc. Esses fatores tem a ver com a disfunção endotelial (diminuição do calibre do vaso).
O que também está relacionado com doenças cardiovasculares é o Estresse oxidativo causado pelas espécies reativas de oxigênio.
As espécies reativas de oxigênio (radicais livres produzidos pelo organismo através da redução de O2), induz o estresse oxidativo ( excesso de radicais livres em comparação ao nosso sistema de antioxidantes). O aumento das ERO inativa a produção de óxido nítrico (substância responsável pela dilatação vascular) no qual acelera a disfunção endotelial, vai acelerar essa diminuição do calibre do vaso, ocorrendo um remodelamento vascular.
Devido a presença de mais oxidantes no corpo acredita-se que ocorra maior facilidade de oxidação de LDL, os radicais livres se ligam as moléculas de LDL, oxidando-as, ficando viscosas no qual vão adentrar no endotélio (processo inflamatório) os macrófagos fagocitam a LDL oxidada e iniciam o processo de formação da placa (a célula fica esponjosa), de ateroma no qual vai obstruindo a passagem na parede do vaso.
Slide 6
A oxidação da LDL é prevenida através do consumo de antioxidantes, impedindo a ligação dos radicais livres com LDL no qual impede oxidação.
A redução dos níveis de inflamação crônica e estresse oxidativo podem diminuir as doenças cardiovasculares
Para isso temos os carotenoides que dão proteção para frutas e verduras são compostos lipossolúveis, um possível mecanismo de ação dos carotenoides é através da sua atividade antioxidante dentro do grupo dos carotenoides vamos ter o licopeno.
Slide 7
A ingestão do licopeno tem sido associado a uma diminuição do risco de doença cardiovascular
Diminui o estresse oxidativo, em particular na PREVENÇÃO oxidação da LDL que quando oxidada conduzem processos inflamatórios, formação de células espumosas, estrias gordurosas e placa e lesões
Slide 8
Ele é o mais potente entre os carotenoides no plasma, possui estrutura semelhante ao betacaroteno porém não possui atividade pró vitamina A.
A configuração trans é a forma atual encontrada em alimentos, no plasma humano o licopeno está presente como uma mistura isomérica na forma de cis isômeros, porém as funções exatas e atividades relacionadas são desconhecidas.
O licopeno é o caratenóide mais predominante no plasma humano, no qual pode ser afetado por vários fatores biológicos
Slide 9
O licopeno é incorporado nas micelas e absorvidos na borda em escova do enterócitos ,é incorporados em quilomícrons e lançados no sistema linfático para o fígado no qual é transportado pelas lipoproteínas para serem distribuídos nos tecidos
Ele é absorvido de 10% a 30% e alguns fatores biológicos de vida podem afetar na absorção.
Presentes em frutas e vegetais vermelhos.
No tomate é o mais abundante dos carotenoides (80 a 90% dos pigmentos), podem influenciar na qtd de licopeno a espécie, maturação e condições ambientais nas frutas maduras.
Produtos do tomate, como suco, catchup e molho de tomate são boas fontes alimentares;
A biodisponibilidade do licopeno parece ser melhor em produtos a base de tomates do que a matéria prima
Biodisponibilidade aumenta na presença de lipídeos na dieta, processamento (mecânico e térmico), a promoção da isomeria trans para a cis e a presença de betacarotenos .
...