A IMPORTANCIA DE ACIDOS GRAXOS EM PACIENTES ONCOLOGICOS
Por: Caroline Prestes • 22/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 461 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
A Importância dos Ácidos Graxos Ômega-3 no Tratamento Oncológico
Autores : Caroline F Prestes e Jéssica Amaral
O câncer é caracterizado como crescimento desordenado de células anormais com alto potencial invasivo, de acordo com sua definição, é uma doença crônica não transmissível de causa multifatorial. A doença foi responsável por 1,3 milhões de mortes em 2012, sendo uma das principais causas de mortes nas Américas, de acordo com a OMS ainda há a estimativa do aumento dessa taxa de mortalidade, entre 1.3 a 2.1 milhões entre 2012 e 2030 (OMS, 2014).
Diante deste quadro, estudos realizados apontam que a utilização dos ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longo eicosapentaenoicos (EPA) e docosahexaenoico (DHA), presentes nos peixes ricos em gordura, tem apresentado um potencial benefício nos pacientes oncológicos, mostrando que, em primeiro momento, diminui a magnitude da resposta inflamatória típica do trauma, principalmente na modulação da resposta inflamatória e imunológica e na melhora da síndrome da caquexia relacionada ao câncer (SIDDIQUI et al., 2007).
O objetivo deste estudo foi a avaliar a importância do uso de Ômega 3, em pacientes oncológicos, analisando os efeitos benéficos na prevenção e recuperação da doença.
A metodologia adotada para o presente estudo está associada a uma revisão bibliográfica nas principais bases de dados (Medline, Lilacs, Scielo, PubMed).
Com base nos conhecimentos científicos atuais, os ácidos poli-insaturados ômega 3 que estão presentes no grupo de nutrientes é capaz de modular a resposta imunológica e inflamatória sistêmica , e esta ingestão é eficaz pois tem capacidade de inibir o fator de indução a proteólise, e atua na diminuição dos níveis de interleucinas inflamatórias, e assim consequentemente inibindo a carcinogênese, e retrocedendo o crescimento de tumores. Em resumo seu consumo acaba impactando diretamente no apoptose celular, na disseminação de metástases e na angiogênese. Desta maneira, torna-se eficaz a radioterapia e de várias drogas quimioterápica durante o tratamento.
Palavras-chave: Ácidos Graxos, Ômega-3, Tratamento Oncológico.
- ROSA, Lorena Pereira De Souza; CRUZ, Daiany De Jesus. Efeitos dos imunomoduladores na oncológia: revisão de evidências científicas. Saúde.com, Goiânia, 18./set. 2018. Disponível em: <http://www.uesb.br/revista/rsc/ojs/index.php/rsc/article/view/360/373>.Acesso em: 13 set. 2018.
- CARMO, Maria Carmen Neves Souza; CORREIA, Maria Isabel Toulson Davisson. A importância dos ácidos graxos ômega-3 no câncer. revista brasileira de cancerologia, Goiânia, 20./out. 2018. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/rbc/n_55/v03/pdf/83_revisao_literatura3.pdf>.Acesso em: 10 set. 2018.
- GARÓFOLOI, Adriana; PETRILLI, Antônio Sérgio. Balanço entre ácidos graxos ômega-3 e 6 na resposta inflamatória em pacientes com câncer e caquexia. Revista nutrição, São paulo, v. 19, n. 5, out. 206. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1415-52732006000500009>.Acesso em: 10 set. 2018.
- Oliveira HSD, Boneti RS, Pizzato AC. Imunonutrição e o tratamento do câncer. Rev Ciên Saú 2010; 3(2): 59-64.
- Smiderlle CA, Gallon CW. Desnutrição em oncologia: revisão de literatura. Rev Bras Nutr Clin. 2012; 27(4).
...