A INTRODUÇÃO A NUTRIÇÃO HUMANA ALIMENTAÇÃO
Por: Victor Tourino • 21/3/2021 • Resenha • 656 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
Aluno: Victor Tourino Sá Moreira
Turma: NUTN01
Curso: Nutrição / Turma Noite
Disciplina: Introdução a nutrição humana
A sociedade pré urbana era coletora com o homem caçador, alimentava-se de frutas, raízes, legumes, peixes e foi desenvolvendo armas como arpões, lanças, redes e também armadilhas, aonde começaram a caçar animais para a sua alimentação como renas, porcos, galinhas e etc. Nesse período surgiram algumas descobertas, onde se passou a usar o sal e também teve o domínio do fogo.
Também nesse mesmo enredo tinham as pessoas que semeavam e colhiam, foi aqui que se desenvolveu utensílios para conservar alimentos, observação do sol, da lua e também da chuva para a própria semeação e colheita, aonde surgiam idéias para mais alimentos.
A história da alimentação é antiga. Acredita-se que o homem teria começado a se alimentar de frutos e raízes após observar o comportamento de outros animais. Com a evolução da espécie, começou a ingerir carne crua e moluscos, até que aprendeu a assar e cozinhar com o domínio do fogo. Descobriu outros alimentos e formas de consumi-los. Passou a selecionar, modificar e evoluiu tanto que hoje já utiliza o alimento como potente colaborador no tratamento de doenças e como principal responsável pela saúde e qualidade de vida. Observando-se a evolução do processo alimentar, conclui-se que a cultura tem forte influência nos hábitos alimentares. O homem pré-histórico comia de tudo. Já o homem moderno age de forma bem diferente
Como as idéias foram surgindo grandes descobrimentos, como por exemplo da Ásia foram trazidos a cana de açúcar, laranja, tangerina. Da América foi levado a farinha de mandioca, caju, batata e cacau. Na África exportou bananas, inhame, erva doce e o coco. Já na Europa enviou o gado bovino, eqüino e ovino. O café foi trazido do Oriente para a Europa.
Como demonstrou-se, a cada época uma região desenvolvia seu padrão alimentar em função da disponibilidade de alimentos acessíveis à população. Esses alimentos eram adaptados à culinária regional. Atualmente, os padrões de consumo alimentar variam grandemente em diferentes partes do mundo, dependendo do grau de desenvolvimento e condições econômicas e políticas para a produção. Paralelamente, o aumento da população e o envelhecimento no mundo, aliados ao padrão alimentar que vem seguindo estacionário, pode significar um agravamento dos problemas nutricionais.
Com isso foram vindo muitas revoluções, e com o passar do tempo veio os efeitos da industrialização sobre a população e o meio ambiente, alteração nos hábitos alimentares, modismos alimentares e hoje o tão conhecido fast food.
Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Como produto de amplo espectro de fatores relacionados a qualidade de vida, contemplando a “autonomia” de indivíduos e grupos (capacidade para viver a vida) e a equidade. Saúde como produto de comportamentos de indivíduos e famílias (estilos de vida, dieta, atividade física, hábito de fumar), com ênfase em programas educativos relacionados a riscos comportamentais passíveis de mudança.
...