A SAÚDE COLETIVA ESTAGIO
Por: Rebecca Alves • 7/9/2019 • Relatório de pesquisa • 1.286 Palavras (6 Páginas) • 2.266 Visualizações
1. UniFanor
2. CURSO: NUTRIÇÃO ESTÁGIO SAÚDE COLETIVA RELATÓRIO FINAL
AMANDA MATOS CHAVES
LETÍCIA GOMES
REBECCA ALVES
PERCEPTOR DE ESTÁGIO:
LUANA MATOS
BRUNA NASCIMENTO
BÁRBARA COUTINHO
FORTALEZA-CE 2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
1. Objetivo Geral 4
2. Objetivos específicos 4
1. ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 5
1. Relatório de territorialização 5
2. Atendimento Ambulatorial 5
3. Sala de espera 6
4. Educação nutricional na escola 11
1. CONCLUSÃO ..13
5. REFERÊNCIAS………….…………………………………………………...……14
1. INTRODUÇÃO
Definir a Saúde coletiva e a atuação da Nutrição; conceituar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN
Abordar a atuação do Nutricionista na atenção básica (competências, atuação no NASF,etc);
Definir no que consiste o estágio de saúde pública, em quais locais estagiaram, qual o período de estágio.
1. OBJETIVOS
1. Objetivo geral
Objetivo geral do estágio.
1. Objetivos específicos
Objetivos específicos do estágio.
1. ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
1. Relatório de territorialização
O processo de territorialização é uma forma de se conhecer a Unidade de Saúde a qual será trabalhada, onde é feito o estudo da área, coletando dados e informações sobre o local e as regiões próximas ao mesmo. A coleta dos dados é feita por meio de um roteiro pré-estabelecido, com perguntas que deverão ser feitas aos entrevistados, que são tanto os usuários da unidade de saúde, como os funcionários e gestores do local. O processo de territorialização é de suma importância para se conhecer mais afundo a unidade a ser trabalhada, para saber quais desafios serão encontrados, o que será mais necessário ser trabalhado e melhorado. É extremamente importante estar situado qual a realidade do local, quais as patologias mais recorrentes na área, para se estabelecer a melhor forma de trabalho e manejo das situações.
Com base nas informações coletadas pelos funcionários e gestores da unidade, pode-se concluir que a maior dificuldade do local é devido a grande demanda de usuários, onde a unidade não suporta tantos atendimentos os quais são necessários pela população local. Outra grande dificuldade é devido a falta de especialistas, onde os médicos da unidade são apenas clínicos gerais, e ao receber casos específicos, é necessário o encaminhamento do paciente para outro local.
Já ao analisar os dados colhidos aos usuários do posto, percebe-se que as maiores dificuldades são com relação à marcação de consultas, que é muito difícil, e com o recebimento de alguns medicamentos na farmácia.
Ao correlacionar os dados colhidos com outras pesquisas e estudos com unidades básicas de saúde, pode-se concluir que os problemas encontrados no Posto de saúde Sandra Nogueira são os mesmos encontrados em diversos outros postos de saúde do Brasil.
Pode-se concluir que é necessária uma maior atenção para a melhoria no aumento dos atendimentos, na contratação de médicos especialistas e no maior abastecimento dos fármacos de maior demanda.
1. Atendimento Ambulatorial
Foram realizados dezenove atendimentos durante o período do estágio na Unidade de Saúde, incluindo primeiras consultas e retornos de pacientes antigos. É visto que prevalece o sexo feminino em comparação ao número de atendimentos aos homens, concluindo-se que a busca maior é pelo público feminino. O motivo de maior procura para consultas foi devido o peso acima do normal, com a prevalência de sobrepeso e obesidade.
É visto que as patologias que prevalecem são: Diabetes Mellitus, Hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia.
Total de atendimentos: 19
Sexo feminino: 14 pacientes
Sexo masculino: 5 pacientes
Crianças: 5
Adultos/Idosos: 14
1. Sala de espera
Descrição da atividade: A importância das frutas na alimentação
...