T2 estacio de sa estagio ensino fundamental
Por: susannesussu • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.567 Palavras (15 Páginas) • 885 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Anos Iniciais Ensino Fundamental
SUSANNE GONÇALVES FERREIRA CORRÊA
201001491785
CONTAGEM,2015
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais Ensino Fundamental
PROFESSORA MARIA CRISTINA DE LIMA
Curso: Pedagogia
CONTAGEM,2015
SUMÁRIO
I - INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
1.2 - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DO TRABALHO DO PROFESSOR
CAPITULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
CAPITULO III - CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1
INTRODUÇÃO
Relatório referente ao Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, realizado na escola CENTRO EDUCACIONAL INCONFIDENTES em ONTAGEM-MG
.O mesmo ocorre, desde JANEIRO de 2015, na Instituição CEI (CENTRO EDUCACIONAL INCONFIDENTES) onde realizo a maioria dos estágios, visto que a Escola agrega toda a educação básica, da educação infantil ao médio.
Tem objetivo de relatar experiência pessoal, estando nesta escola como acadêmica do curso de Pedagogia – Estagiária. Os assuntos aqui abordados relacionam-se ao reconhecimento da estrutura e funcionamento de uma escola de educação infantil, observando e analisando aspectos no que se refere às práticas docentes, como Plano de Aula, Metodologia, Avaliação e etc. Tendo como tarefa também, analisar a implementação do Plano Político Pedagógico Nacional de Educação Infantil na rotina da escola confrontando teoria e prática, auxiliar nas atividades propostas em sala de aula, além de buscar a oportunidade de planejar e oferecer uma atividade específica para a turma (Projeto Pedagógico).
Este relatório está dividido da seguinte forma: Características da Escola e da Turma; Desenvolvimento e Análise das Atividades Observadas e Realizadas – Com citação de Autores – Considerações Finais; Referências e Anexos, tópicos distribuídos em 03 capítulos. Desenvolvido conforme modelo da Universidade Estácio de Sá,enviado pela professora-tutora através de correio eletrônico no inicio do semestre, para cada aluno matriculado na disciplina, metodologia utilizada na realização deste relatório: Registro das falas e ações dos alunos, professora e funcionários, percepção pessoal prevalecendo o lado estudante, autoreseducadores, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), aulas tele transmitidas e conteúdo online, essas duas últimas ferramentas fazem parte do conteúdo da modalidade de Educação á Distância (EaD) da UNESA.
Minhas expectativas foram enormes e mais variados sentimentos antes de iniciar o estágio,pois fica a ansiedade de colocar a teoria na prática.
.
:
2
CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
O CEI – Instituição Escolar privada, localizada na Av. PAPA PAULO V, no bairro INCONFIDENTES, EM CONTAGEM- MINAS GERAIS.
O CEI fora inaugurado em JANEIRO de 2000, a fundação se deu numa simples casa no bairro INCONFIDENTES que, ao longo dos anos, transformou-se em escola.
HOJE o CEI completou seus 15 anos .O mesmo recebe alunos e responsáveis, assim como sua grade de funcionários, de todas as religiões, sem distinção,
O CEI . é familiar, sendo composta por sua esposa e Psicopedagoga, Profª GRAZIELLE SEABRA; sua irmã e Coordenadora Pedagógica e Orientadora, Profª GILMARA; Na área Financeira seu esposo Paulo e como Secretária Escolar e Administrativa suas amigas Cassia e Viviane. A formação de cada um deles ocorre respectivamente da seguinte forma:
- Direção – graduação em Contabilidade e Pedagogia Empresarial e pós graduação em Ciências Políticas.
- Direção Adjunta – graduação em Pedagogia e pós graduação em Psicopedagogia.
- Coordenação e Orientação Pedagógica – graduação em Pedagogia e extensões nas áreas ministradas.
- Na equipe docente,sendo um total de 36 professores há uma boa mescla entre professores antigos e novos, o que oferece um encontro excelente do moderno com o tradicional perdurando o respeito e valores.
É composta de 4 pisos que dispõe de 16salas de aula amplas e arejadas, 1Laboratório de Língua, 1 de Informática,1 Laboratorio de Ciências,1Brinquedoteca,1Sala de Leitura,1Parque Infantil Coberto, 1 Lanchonete,1 sala de Direção Pedagógica, 1Administrativa,1 Secretaria., 1 Quadra, 4 Banheiros para alunos, 1 para Professores.Possui toda infra-estrutura(água,luz,esgoto,coleta de lixo.)
A localização da escola, é excelente, quanto a acesso.Fácil estacionar, a maioria dos alunos moram bem próximos, uns vão á pé ,alguns de carro e outros de van escolar.A classe social da maioria pode se consider classe média.
A escola funciona em dois turnos,sendo manhã e tarde..Na dependência dos dados da Secretaria, não houve acesso entre o número de matriculados, bolsistas parciais e integrais
A turma onde foi realizado o estágio foi numa sala com 12 alunos, nas idades de 4 a 5 anos de idade.A professora docente é Grazielle.Como a mesma também faz parte da direção da escola, a mesma segue á risca todo o projeto pedagógico,muito atenciosa comigo e com os alunos,todos gostam muito dela e de seu trabalho,
...