A SAÚDE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Isabela Gomes • 17/8/2018 • Resenha • 868 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
INTRODUÇÃO
A saúde e alimentação são uma parte muito importante da vida e do desenvolvimento da criança, deve se dar devida atenção e cuidados, com profissionais qualificados e capacitados para tal função.
Neste trabalho, iremos relatar como é feito, preparado e selecionado o cardápio para alimentação na escola de educação infantil “Jardim de infância da Tia Lucy”, localizada no Clube Pinheiros e que atende crianças de 2 a 6 anos de idade. Além de uma breve explicação sobre o programa saúde na escola, desenvolvido por escolas da rede pública e as UBS.
Exploraremos a relação do cuidar, através dos cuidados com a alimentação saudável, criação de hábitos corretos de consumo de alimentos e a importância de tal projeto dentro da escola.
I. PROGRAMA “SAÚDE NA ESCOLA” O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral das crianças visadas por esse projeto.
A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços? A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Contudo o projeto propõe que as crianças que estão na escola devem ser avaliadas na própria escola, com isso será de extrema importância a aproximação da comunidade escolar juntamente com a equipe da saúde. A partir desse projeto, será de comum acordo com a direção escolar que a equipe de saúde realize diversas atividades que visam tudo que uma criança precisa para não ter problemas futuramente. Essas atividades são: avaliação clinica, avaliação nutricional e avaliação da saúde bucal, e etc. A partir das avaliações, o profissional irá conhecer realmente o quadro que o aluno apresenta, e que poderá acompanhar de perto, principalmente as crianças que tem qualquer tipo de problema seja na alimentação, doenças crônicas ou outros casos que poderão ser tratados junto com a nutricionista da escola e com médico que faz parte do posto de saúde para que ambos possam trabalhar em conjunto e parceria com a comunidade, para assim atenderem melhor o perfil de todas as crianças.
II. PESQUISA DE CAMPO
A pesquisa de campo foi realizada na escola de educação infantil, “Jardim de infância da Tia Lucy”, localizada no bairro Jardins, dentro do clube de Pinheiros. A escola atende crianças sócias do clube, na faixa etária de 2 à 6 anos de idade, dividindo os alunos entre o mini-maternal até o Jardim III.
A escola conta com a presença de uma nutricionista que trabalha para o Clube de Pinheiros, que atende a escola, e os atletas que treinam nas
...