A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA)
Por: Maryfadul • 17/10/2019 • Artigo • 277 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
Introdução
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA)
- é encontrada em cerca de 20 a 30% da população em geral;
- causa crescente de morbimortalidade em todo o mundo.
- A obesidade e a resistência à insulina (RI), ambas altamente prevalentes na DHGNA
- mecanismos putativos (deficiência de vitamina D, hiperuricemia, ingestão industrial de frutose, status da menopausa, etc.
- A sarcopenia foi recentemente proposta como um fator-chave adicional, novamente compartilhado entre NAFLD, obesidade e RI. A sarcopenia é um distúrbio patológico caracterizado pela perda generalizada de massa e força do músculo esquelético. No passado, era considerado apenas parte do envelhecimento ; mais recentemente, foi reconhecida como uma doença progressiva frequentemente associada a distúrbios cardiometabólicos, incluindo diabetes mellitus, síndrome metabólica e doença cardiovascular. De acordo com esses dados, estudos recentes em populações asiáticas de base comunitária mostraram que a sarcopenia também está associada à presença de DHGNA, diagnosticada por escores não invasivos 11 ou por tomografia computadorizada (TC) 12 , bem como com sua gravidade, avaliados por escores não invasivos 11 ou com histologia em coortes selecionadas de DHGNA. 13
O mau estado nutricional é comum na doença hepática avançada, onde a sarcopenia se torna um preditor bem conhecido de mortalidade, 14 - 16 A associação da gravidade da DHGNA com sarcopenia nas populações asiáticas 11 - 13 requer (i) evidências confirmatórias em outros grupos étnicos e ( ii) uma definição precisa dos possíveis efeitos da cirrose e fatores de risco metabólicos compartilhados na massa muscular defeituosa.
Os objetivos deste estudo foram avaliar a prevalência e os fatores de risco para sarcopenia em todo o espectro de doenças hepáticas e suas comorbidades em uma população ocidental de pacientes com DHGNA comprovado por biópsia.
...