A influência da mídia na alimentação
Por: marylazaroni • 31/5/2019 • Projeto de pesquisa • 719 Palavras (3 Páginas) • 644 Visualizações
Tema: A influência da mídia na alimentação
Público-Alvo: Adolescentes
Horário: 19:00 às 20:30
Carga Horária: 7 horas e 50 minutos
Data: 06/04/2019, 13/04/2019, 20/04/2019, 27/04/2019 e 04/05/2019.
Objetivos
Objetivo Geral
Reflexão sobre a influência da mídia nos hábitos alimentares com aplicação dos nove princípios da educação alimentar e nutricional.
Objetivos Específicos
● Incentivar a troca de alimentos industrializados para uma alimentação saudável, com aproveitamento integral dos alimentos em benefício a saúde e do meio ambiente.
● Promover o entendimento e demonstrar os vários problemas que possam surgir devido à uma má alimentação.
● Capacitar os estudantes para a promoção da alimentação saudável na sociedade.
● Incentivar o uso de alimentos naturais advindos de agricultura familiar e de subsistência.
● Demonstrar como boas escolhas podem minimizar gastos e auxiliar na economia doméstica.
Conteúdo
Elaborar ações de educação nutricional para desenvolver a conscientização e importância da alimentação saudável em longo prazo.
Metodologia
A capacitação acontecerá no Colégio Cenecista Domiciano Vieira, Instituição Educacional em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Esta capacitação será desenvolvida em cinco módulos, realizados nos dias 06/04/2019, 13/04/2019, 20/04/2019, 27/04/2019 e 04/05/2019 de 19:00 às 20:30, com carga horaria total de 7 horas e 50 minutos.
No primeiro encontro, serão apresentadas fotos de fast foods, questionando o conhecimento sobre o nome de cada uma delas, citando um dos princípios, a abordagem do sistema alimentar na sua integralidade, do sistema alimentar e escolhas conscientes. Aplicação de um dos recursos como propagandas e programas com referência de alimentos em revistas, jornais, panfletos, propagandas na internet, vídeos e fotos e outro princípio: educação enquanto um processo permanente, participativo e gerador de autonomia.
No segundo dia do encontro, apresentaremos alimentos como verduras, hortaliças e frutas de costume de outras culturas e da própria cultura mineira, que possivelmente haja desconhecimento da parte dos adolescentes, questionando aos mesmos se já comeram ou se nunca comeram e dizem não gostar. Demostraremos os benefícios de cada um destes alimentos e quais doenças podem ser prevenidas com o consumo das mesmas, época de cada fruta, verduras, etc, após isso mostraremos vídeos de ocorrências com a falta de determinados nutrientes presentes nos alimentos e as doenças que podem ocasionar em longo prazo aplicando o princípio de valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas.
No terceiro dia, abriremos a oportunidade de uma oficina para elaboração de receitas saudáveis, os alunos terão a chance de colocar a mão na massa e aprender na pratica a execução de substituições mais saudáveis, aplicando o princípio de a comida e o alimento como referências – culinária emancipatória e a educação enquanto um processo permanente, participativo e gerador de autonomia. Entrega do livrinho de receitas.
No
...