ATIVIDADE DE PATOLOGIA - COMPATIBILIZADA
Por: Nátaly Jessie • 7/6/2018 • Exam • 1.971 Palavras (8 Páginas) • 685 Visualizações
ATIVIDADE DE PATOLOGIA -COMPATIBILIZADA
QUESTÃO 1. A célula normal está confinada, pelos programas genéticos de seu metabolismo, diferenciação e especialização, a uma variação muito limitada de função e estrutura, pela repressão das células vizinhas e pela disponibilidade e de substratos metabólicos. Entretanto, ela é capaz de lidar com exigências fisiológicas normais, mantendo um estado chamado de homeostasia. Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I.A lesão celular é reversível até certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível.
II.As adaptações celulares podem ser decorrentes de um estímulo. A hipertrofia é o aumento do tamanho das células e ocorre em tecidos com pouca capacidade de replicativa. Um bom exemplo de hipertrofia é o crescimento do fígado após a remoção de parte do mesmo.
III.A resposta adaptativa pode constituir em um aumento no número das células, esta adaptação é chamada de atrofia.
IV. A metaplasia é o processo pelo qual a célula adulta sofre alteração reversível e é substituída por outra célula de outro tipo celular.
Marque a alternativa correta:
A. Todas as alternativas são corretas.
B. Todas as alternativas são falsas.
C. Apenas as alternativas I e IV são corretas.
D. Apenas as alternativas I, II e III são corretas.
E. Apenas a alternativa II é falsa.
QUESTÃO 2. Sobre as adaptações celulares analise as afirmativas abaixo:
I. A atrofia é uma alteração reversível na qual um tipo celular, seja ele epitelial ou mesenquimal, é substituído por outro tipo
celular. Ela representa uma substituição adaptativa de células sensíveis a um determinado estresse por outros tipos celulares mais capazes de suportar o ambiente hostil.
II. Para que ocorra o aumento do número de células, fenômeno identificado na hiperplasia, é extremamente necessário a síntese de fatores de crescimento e seus respectivos receptores. Este processo pode ocorrer de forma compensatória em tecidos com capacidade de replicação.
III. A hipertrofia é caracterizada pelo aumento do tamanho das células, aumentando assim o tamanho e o peso do órgão. Isso pode fazer parte de um processo patológico importante, pois com a progressão do dano a massa muscular deixa de ser capaz de compensar a sobrecarga.
IV. Um homem de 57 anos de idade apresentou pressão sanguínea de 160/90 mmHG, valor considerado alto. Se sua pressão permanecesse sem tratamento durante anos as células musculares cardíacas iriam se adaptar em resposta ao aumento da demanda de trabalho. Este processo é conhecido como hipertrofia.
Marque a alternativa correta: A. Todas as alternativas estão corretas.
B. Apenas I, II e IV estão corretas.
C. Apenas II e IV estão corretas.
D. Apenas II, III e IV estão corretas.
E. Apenas I, II e III estão corretas.
QUESTÃO 3. Diversos estímulos nocivos podem causar agressão celular. Adaptação, lesão reversível e morte celular podem ser considerados estágios de um dano progressivo das funções e estruturas celulares normais. Sobre agressão celular é correto AFIRMAR:
A) A radiação ionizante é capaz de lesar tecidos apenas pela sua ação direta nas macromoléculas, tais como proteínas, carboidratos, lipídeos e ácido nucléico. (Falso pq tbm pode ter indiretas)
B) A laceração é um exemplo de lesão traumática por força mecânica que promove o arrancamento de células da epiderme por fricção. (Falso pq n ocorre o processo de fricção)
C) A radiação solar promove lesões crônicas, a exemplo das queimaduras que podem apresentar também bolhas e edema. (Não teria essas bolhas na lesão crônica)
D) Baixas temperaturas podem provocar um quadro clínico de hipotermia, no qual o paciente apresenta extremidades, como as pontas dos dedos, com aumento do fluxo sanguíneo e vasodilatação, isto pode causar morte celular. (Falso, seria vasoconstrição, com redução do fluxo sanguíneo)
E) A hipóxia e anóxia constituem causas importantes e comuns de morte celular. Isso ocorre por redução ou interrupção do fluxo sanguíneo e consequente oxigenação inadequada do sangue.
QUESTÃO 4. Um homem de 70 anos, hospitalizado há três semanas por um infarto cerebral, começa a andar pela primeira vez. Minutos após retornar ao seu quarto, começa a apresentar dispneia (dificuldade para respirar com respiração rápida e curta) de início súbito, com diaforese (transpiração intensa). Ele sofreu um novo infarto cerebral e não foi possível ressuscitá-lo. Na necropsia a área infartada apresentava uma massa líquida e viscosa com arcabouço bastante destruído. Qual das seguintes características patológicas mais provavelmente poderão estar associadas ao cérebro?
A) Atrofia dos neurônicos e da massa encefálica.
B) Isquemia cerebral e algumas áreas de necrose coagulativa ou isquêmica.
C) Granulomas imunes
D) Hemossiderose.
E) Necrose por liquefação.
QUESTÃO 5. Alterações no metabolismo celular podem levar à deposição de quantidades anormais de substâncias nas células. Os principais mecanismos que levam à deposição intracelular são: produção normal ou aumentada de substância endógena associada a uma velocidade inadequada de seu metabolismo para removê-la; acúmulo de substância endógena normal ou anormal devido a defeitos genéticos ou adquiridos do metabolismo, armazenamento, transporte ou secreção da substância; e deposição e acúmulo de substância exógena anormal. Neste contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. Esteatose, também chamada de degeneração gordurosa, consiste na deposição anormal principalmente de triglicerídeos em células parenquimatosas. Ocorre com mais frequência nos hepatócitos, mas também é vista no coração, músculos e rins.
II. II. A degeneração hialina é o
...