ATIVIDADE ENGENHARIA DE PATOLOGIAS DAS CONSTRUÇÕES
Por: Ana Paula Udvari • 27/4/2021 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
Curso: | Engenharia de Estruturas Metálicas / Engenharia de Patologias das Construções |
Disciplina: | Patologias nas Estruturas Metálicas |
Olá, turma!
A seguir são apresentadas questões discursivas sobre todo o assunto abordado até aqui. Para respondê-las, consultem o material didático fornecido, os materiais de apoio, as leituras e vídeos da sala de aula e dos estudos complementares.
Orientações:
- A atividade 3 vale 10 pontos;
- As questões discursivas devem ser redigidas pelo aluno e devidamente referenciadas. As citações e referências devem seguir o que preconizam a ABNT NBR 6023 e a ABNT NBR 10520;
- Atividades com altos índices de plágio, conforme Manual do Aluno, devem ser reprovadas;
- A atividade deve ser entregue em apenas um arquivo em formato .pdf, .docx ou similar.
Questão 01
Uma coluna metálica apresentou corrosão uniforme, apresentando uma cama de óxido de ferro (ferrugem) pouco aderente. Neste sentido, houve perdas uniformes de massa em toda a extensão do perfil e consequente diminuição gradual da espessura do metal.
Comente a situação e apresente as possíveis causas para essas patologias. Proponha, também, a conduta recomendada para resolução do problema.
RESPOSTA:
A situação mencionada refere-se ao processo de corrosão uniforme com distribuição em toda a superfície da peça metálica. Este, trata-se da deterioração de heterogeneidade química do metal, sendo o ataque de determinado agente químico diretamente sobre o material. Neste caso, não precisa da presença de água, e, não há transferência de elétrons. Em determinados casos, são tidas as taxas de corrosão anual do material, do qual, mensura-se as perdas de sua espessura de forma a definir sua durabilidade.
A título de resolução, dependendo do grau de deterioração da peça, é necessário apenas uma limpeza superficial com o jato de areia e renovar a pintura antiga, mas, nos casos de corrosões avançadas, deve-se optar pelo reforço ou substituição dos elementos danificados.
No mais, a corrosão uniforme poderá ser evitada com a inspeção regular da estrutura e com o uso de ligas especiais como o aço inoxidável, permitindo que problemas com o material sejam evitados, ainda mais, quando se existe serviços de manutenção preventiva. Ademais, em qualquer caso é preciso a limpeza adequada da superfície danificada.
Questão 02
A galvanização é o processo de aplicação de uma camada protetora de Zinco ou ligas de Zinco a uma superfície metálica de modo a evitar a corrosão destes. Contudo, a corrosão em elementos galvanizados ainda ocorre com bastante frequência.
Comente os motivos da ocorrência deste tipo de patologia e quais são suas possíveis causas. Proponha, também, a conduta recomendada para resolução do problema.
RESPOSTA:
O zinco e o alumínio apresentam maior resistência quanto a corrosão, nos processos de proteção por emprego de revestimentos, intercala-se uma camada protetora entre o metal e o meio corrosivo. Os revestimentos mais usados, são os metálicos, nos quais se utilizam zinco (processo de galvanização); o cromo (cromagem); o níquel (niquelagem); o alumínio; o cádmio; o chumbo e entre outros. Esse tipo de corrosão ocorre devido a formação de uma pilha eletrolítica quando utilizados metais diferentes. As peças metálicas podem se comportar como eletrodos e promover os efeitos químicos da oxidação e redução.
...