CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO WHEY PROTEIN
Por: Victor Antonio • 16/9/2018 • Trabalho acadêmico • 979 Palavras (4 Páginas) • 396 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
WHEY PROTEIN
GOIÂNIA
2018
WHEY PROTEIN
Trabalho acadêmico apresentado ao instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, Campus Flamboyant, para obtenção de nota em Atividades Pratica Supervisionada.
ORIENTADORA: PROFa. Maria Luiza
GOIÂNIA
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Whey protein 5
Efeitos no exercício de força/ hipertrofia muscular 5
Redução do nível de gordura 7
Recomendação de proteínas 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
ANEXO 11
INTRODUÇÃO
A proteína do soro do leite vulgo whey protein tem sido muito utilizada por praticantes de atividade física. Possuem alto valor nutricional e pesquisas recentes demostram que seu consumo está ligado a hipertrofia muscular, recuperação, melhora do desempenho, diminuição da gordura corporal e aumento da imunidade. A ampla procura por recursos que possam aumentar a performance influenciaram no aumento do consumo de whey protein e demais suplementos alimentares. A recomendação é variável e deve ser sempre orientada por um nutricionista (TERADA et al., 2009).
tem sido cada vez comum o uso de suplementos como proteínas associados ao treinamento de força . A maioria dos indivíduos que adere a esses tipos de treinamento tem grande preocupação com a estética, que se resume ao aumento de força e massa muscular. A recomendação é variável e deve ser sempre orientada por um nutricionista (TERADA et al., 2009).
Whey protein
Efeitos no exercício de força/ hipertrofia muscular
A musculação é uma das modalidades com mais pratica de exercício, existem inúmeros benefícios decorrentes dessa prática, que incluem desde importantes modificações,fisiológica morfológicas e neuromusculares e fisiológicas, até alterações sociais e comportamentais.
- Pesquisas de campo envolvendo uso da whey protein com ou sem atividade física
Redução do nível de gordura
O whey protein mostra outro benefício sobre a redução de gordura corporal, que é o fato de ser rico em cálcio. Quando tem o aumento na alimentação o cálcio reduz as concentrações de hormônios responsáveis pelo estimulo da reserva de
Recomendação de proteínas
Com o aumento da procura por estética corporal, bem estar e saúde, as academias também aumentaram em suas quantidades. E a procura por suplementos alimentares vem aumentando, por esses estarem ligados a hipertrofia, bom rendimento nos treinos, força muscular, aumento da resistência, etc. Os praticantes de atividades físicas amadores, tanto quanto profissionais, necessitam de um maior aporte protéico, que varia de 1,2 g/kg a 1,6 g/kg por dia de proteína, com isso eles acabam optando por suplementos protéicos com a finalidade de suprir essa recomendação, porém muitos indivíduos acabam consumindo esta proteína em níveis acima do recomendado. Outro fato é que esse tipo de suplemento também acaba sendo receitado por profissionais que não são aptos para esse tipo de atividade, e o profissional nutricionista quem tem essa autonomia de receitar suplementos e formular uma dieta de forma individualizada e balanceada, acaba não o fazendo. Os praticantes acabam não adequando uma quantidade correta de suplemento e da dieta, podendo levar a agravos na saúde.
O estudo foi feito com 53 indivíduos, de ambos os sexos que faziam uso de suplementos protéicos há mais de dois meses, indivíduos com idades de 18 a 40 anos. Foi realizado em três academias da cidade de Toritama – PE. É um estudo transversal com análise descritiva e uma amostra de conveniência. A coleta de dados foi realizada entre agosto e outubro de 2012 através da aplicação de um questionário com perguntas diretas e indiretas relativos à identificação, prática de musculação, consumo de suplementos e o conhecimento sobre alimentos protéicos.
...