A Recuperação e hipertrofia muscular com o uso de Whey Protein.
Por: anacarolinabrito • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.389 Palavras (10 Páginas) • 512 Visualizações
INSERIR LOGO DA INSTITUIÇÃO
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Anápolis - GO
2017
Ana carolina araújo brito
isnahara Relbia de jesus resende
paula janaína de almeida matos
[pic 5]
[pic 6]
Recuperação e hipertrofia muscular com o uso de Whey Protein.
Projeto apresentado ao Curso de Nutrição da Instituição Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Orientador: Flávia Melo
Anápolis - GO
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 O Problema 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral ou Primário 4
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5 METODOLOGIA 8
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 9
REFERÊNCIAS 10
APÊNDICE 11
ANEXO 12
1 INTRODUÇÃO
A busca por um corpo com mais saúde e esteticamente mais bonito tem aumentando cada vez mais, a quantidade de academias que antes não era comum em todos os bairros agora está bem acessível e o acesso aos profissionais de educação física e de nutrição também se tornou mais fácil.
A alimentação e treinamentos são fundamentais para que haja mudanças no corpo, dessa forma algumas pessoas usam de suplementação para alcançarem seus objetivos. O uso de suplementos alimentares tem se tornado freqüente no público que freqüenta academia.
O Problema
O uso do suplemento de proteínas proveniente do soro do leite realmente ajuda na recuperação muscular e aumento de massa muscular em praticantes de exercício físico?
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral ou Primário
Analisar o consumo de whey protein por praticantes de exercício físico.
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários
- Analisar a ação recuperativa no músculo com uso de whey protein.
- Analisar a ação hipertrófica do músculo com uso de whey protein.
- Analisar a dosagem correta para se obter benefícios.
3 JUSTIFICATIVA
A proteína é o principal componente orgânico dos músculos do corpo, o que leva a inevitável conclusão que estimular a síntese protéica significa estimular o processo de construção muscular. Uma das principais preocupações para que isto ocorra é através da ingestão adequada de proteínas e aminoácidos.
Dessa forma os pesquisadores científicos trabalharam na descoberta de um suplemento que ajudasse na estimulação de síntese protéica. Dentro de tantos suplementos que fazem essa estimulação o whey protein se destaca, por seu alto valor biológico de proteínas a fácil acessibilidade e melhor marketing.
O whey protein é o nome em inglês para proteína do soro do leite, comercialmente é um nome mais bonito e atrativo que lactalbumina ou proteína do soro do leite coalhado. O leite possui duas proteínas primárias: caseína (80%) e lactalbumina (20%). No processo de produção do queijo ocorre a separação do coalho e do soro do leite. Este soro do leite é então processado e purificado até que reste essencialmente o seu concentrado protéico. O processo de obtenção do concentrado protéico pode gerar dois tipos de lactalbumina: isolada e concentrada. (Gentil, 2003).
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A nutrição corresponde aos processos gerais de ingestão e conversão de substâncias alimentícias em nutrientes que podem ser utilizadas para manter a função orgânica. Esses processos envolvem nutrientes que podem ser utilizados com finalidade energética (carboidratos, lipídios e proteínas), para a construção e reparo dos tecidos (proteínas, lipídios e minerais), para a construção e manutenção do sistema esquelético (cálcio, fósforo e proteínas) e para regular a fisiologia corpórea (vitaminas, minerais, lipídios e água) (Wolinsky & Hickson Junior, 1996).
A nutrição é um dos fatores que pode otimizar o desempenho atlético que se bem equilibrada pode reduzir a fadiga, lesões, ou repará-las rapidamente, otimizar os depósitos de energia e para saúde geral do indivíduo (Brouns, Saris & Hoor, 1986; Hasson & Barnes, 1989; Sherman & Costill, 1984)
Quando os nutrientes se apresentam em quantidades ótimas, a saúde e o bem-estar do indivíduo são maximizados. A determinação de quais nutrientes são essenciais, e das quantidades ótimas dos nutrientes essenciais têm sido foco de investigações por décadas, e as recomendações de nutrientes específicos têm sido apresentadas nas Recomendações de Ingestão pela Dieta - RIDs (National Research Council, 1989).
Dentro dessa visão, os macros e micronutrientes ditos ergogênicos têm sido utilizados pelos alunos das academias de ginástica visando melhorar o seu desempenho e concomitantemente, a estética. A literatura científica se refere aos ergogênicos como sendo as substâncias ou fenômenos que melhoram o desempenho de um atleta (Wilmore & Costill, 1999).
A proteína do soro do leite whey protein, segundo Haraguchil, Abreu e Paula (2006) possui alto valor nutricional e grande teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada. Proporciona um efeito de aumento na síntese protéica e redução da gordura corporal, despertando então interesse entre os jovens. É um suplemento com grande valor nutricional, e seu consumo é elevado, pois muitos atletas insistem em ingerir uma grande quantidade de proteínas para aumentar sua massa muscular.
...