Como é comer perfeitamente?
Por: 251198 • 13/11/2019 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Como é comer perfeitamente?
Apesar da busca pelo o corpo perfeito ser algo antigo, o interesse das pessoas pelo assunto tem se intensificado a cada dia. Hoje, as pessoas não são felizes com o seu corpo e o fato de não nascer com o biotipo considerado como o padrão de um “corpo perfeito” faz com que seja alojada na mente da pessoa uma baixa autoestima, o que acarreta problemas emocionais e físicos por terem que cometer alguns erros para conseguir ficar satisfeito com o seu corpo, erros esses relacionados totalmente com a alimentação. Na tentativa de obter um rápido resultado, essas pessoas começam a fazer dietas restritivas com baixas calorias e consequentemente pouco nutritivas.
Felizmente, muitas pesquisas já comprovaram que 95% das pessoas que realizaram dietas restritivas voltaram a engordar rapidamente, e muitas vezes pesando até mais do que apresentavam no início. As dietas restritivas podem causar algumas alterações no organismo que quando não solucionadas, poderão trazer consequencias futuras, como por exemplo: aumentar o apetite, provocar o efeito “sanfona” e podem chegar a gerar uma grande diminuição no metabolismo devido ao fato de não existir o correto fracionamento de refeições.
Para ter um bom funcionamento, o nosso organismo precisa de energia, que vem na forma de alimentos. Mesmo quando não estamos fazendo absolutamente nada, o nosso corpo utiliza essa energia para mantermos nossas funções vitais. Porém, quando uma pessoa passa a se restringir, o corpo entra num estado de alerta (visto que o nosso organismo não sabe que estamos tentando comer quase nada só para entrar em um vestido ou usar um biquíni nas férias de verão), ele só consegue entender que essa restrição é como se fosse uma agressão, e daí ele vai gerar a fome exacerbada. Só que lembra, você está praticando uma dieta restritiva e não vai dar ao seu organismo o que ele quer. Porém, na tentativa de armazenar energia, o seu organismo simplesmente vai guardar o pouco de energia que ainda tem para “sobreviver”, o que vai acarretar numa diminuição progressiva no metalismo, e daí a pessoa volta a engordar.
Diante do exposto, vemos que com certeza a dieta restritiva não é a forma de comer perfeitamente. Na minha opinião, existem três coisas que podem ser feitas para uma perca de peso saudável: comer alimentos de verdade, cozinhar e fracionar as refeições. Por isso, pare de pensar que tudo engorda e permita-se comer o que gosta com moderação e equilíbrio. Não veja a alimentação como um processo repleto de culpa e estresse. Mude por você e pela sua saúde, e não pelo o que as pessoas querem que você seja, fazendo isso, você conseguirá chegar ao seu corpo ideal com muita saúde emocional e física.
Fonte: https://www.sophiederam.com/br/emagreca-com-saude/dietas-restritivas/
...