Determinação de Lipídeos
Por: igorbino19 • 28/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 1.452 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO - DNU
DISCPLINA: BROMATOLOGIA
------------
PREPARO DE SOLUÇÃO
TERESINA - PIAUÍ
2016
-----------------
DETERMINAÇÃO DO LIPÍDIOS
Professora: DRA. KAROLINE DE MACEDO GONÇALVES FROTA
TERESINA - PIAUÍ
2016
1. INTRODUÇÃO
Os lipídios da dieta humana, por muitos anos, foram considerados apenas como fonte de energia e componentes estruturais das membranas celulares. Entretanto, o avanço das pesquisas tem demonstrado o enorme potencial biológico destas moléculas (FAHY et al., 2005). Os ácidos graxos (AG), constituintes principais dos lipídios das dietas, podem modular a função de vários sistemas e reduzir ou favorecer a ocorrência de diversas doenças (CURI et al., 2002; SIMPOULOS, 2006).
Juntamente com carboidratos e proteínas, os lipídios são os principais constituintes dos alimentos, sendo encontrados na natureza, tanto em vegetais como em animais. Energeticamente, são importantes porque produzem 9 Kcal por grama quando oxidados no organismo. Desempenham outros papéis tais como: reserva de fosfolipídios e de esteróis; contêm ácidos graxos essenciais, que não são produzidos pelos mamíferos, mas precisam estar presentes na dieta; auxiliam no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E, e K, pelo intestino; influenciam na expressão gênica; atuam como mensageiro celular bem como, conferem sabor, consistência e estabilidade ao alimento (CHRISTIE,2006; CURI et al., 2002; MAYES, 1996; SIMPOLOS 2006)
A extração de lipídios é uma determinação importante em estudos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais dos mais diversos tipos de alimentos e, portanto, deve ser realizada com precisão. Algumas amostras requerem cuidados especiais para a obtenção da fração lipídica, pois fatores como co-extração dos componentes não lipídicos e a oxidação indesejada podem influenciar a qualidade final da fração lipídica (BRUM; ARRUDA, 2009).
Os lipídios apresentam diferenças em sua solubilidade e em suas propriedades funcionais (DAMONARAM, 2010). Solventes como éter etílico, éter de petróleo, acetona, clorofórmio, benzeno e alcoóis extraem as frações lipídicas compostas por ácidos graxos livres, mono-, di- e triacilgliceróis, e fosfolipídios. Esteróis, ceras, pigmentos lipossolúveis e vitaminas podem ser extraídos apenas parcialmente. (CECCHI, 2003).
O presente trabalho teve como objetivo determinar lipídeos através do método de Soxhlet em uma amostra (farinha de trigo)
2. METODOLOGIA
A pratica de determinação de umidade foi realizada no laboratório de Bioquímica dos alimentos e Bromatologia, situado na Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.
Na realização da pratica se utilizou os seguintes materiais:
2.1 MATERIAIS UTILIZADOS
1. Extrator de Soxhlet
2. Cartucho em papel filtro
3. Balão de vidro
4. Espátula
5. Balança analítica
6. Farinha de trigo (amostra)
7. Éter de Petróleo/Hexano (solvente)
8. Algodão
Utilizou-se dos seguintes procedimentos:
2.2 PROCEDIMENTOS
Pesou-se 2g da amostra dessecada diretamente no cartucho de Soxhlet. O cartucho foi coberto com um pedaço de algodão e então se levou ao extrator de Soxhlet a 65º C, montado (cujo reboiler foi previamente aquecido por uma hora em estufa 105º C por uma hora, resfriado em dessecador até a temperatura ambiente e pesado). Evaporou-se o solvente, e o balão contendo o resíduo foi colocado em uma estufa a 105º C por um período de uma hora. Feito isso, foi-se retirado do dessecador e pesado. A quantidade de gordura da amostra se deu pela diferença de peso do balão após o processo, relacionado para 100g
Para o cálculo da diferençar, utilizou-se a seguinte formula.
%G = Lx100
P
Onde, L = peso da gordura e P = peso da amostra seca.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
As mais notáveis vantagens que o método de Soxhlet apresenta são a amostra está sempre em contato com o solvente, havendo sua constante renovação; a temperatura do sistema mantém-se relativamente alta, visto que o calor aplicado para o processo de evaporação é constante; é uma metodologia muito simples que não requer treinamento especializado
...