ESTUDO DE CASO SOBRE ORIENTAÇÕES RELACIONADAS A MUDANÇAS DE HÁBITOS DE VIDA PARA MELHORAR A CONDIÇÃO DE “OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA”
Por: Raphael Carvalho • 23/6/2022 • Projeto de pesquisa • 3.163 Palavras (13 Páginas) • 144 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL- Interdisciplinar em grupo - PTG[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
resumo
A obesidade tem sido estudada com maior interesse nas últimas décadas sendo citada com mal do século está sendo considerada uma doença comum dos nossos tempos e o mais sério transtorno alimentar do mundo desenvolvido e de alguns países em desenvolvimento. Este trabalho objetivou estudar os aspectos psicológicos de um caso de obesidade feminina na infância/adolescência. Tendo os distúrbios alimentares usados como um mecanismo para lidar com a sua angústia, desencadeada por situações conflitantes do seu cotidiano. Mostrando como os fatores emocionais influenciam no adoecimento por obesidade. Esta é vista como um sintoma, cujas causas devem ser procuradas no plano das motivações inconscientes do sujeito.
Palavras – Chaves: Obesidade, Estudo da obesidade, Obesidade feminina, Obesidade infantil e na adolescência.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E INDICES ANTROPOMÉTRICOS 4
2.2 AVALIAÇÃO ANTROPOMETRICA 5
2.3 ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL AO ADOLESCENTE 6
2.4 ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL 10
2.5 ORIENTAÇÃO PÓS-OPERATORIO -CIRURGIA BARIÁTRICA 12
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Patrícia, uma jovem adolescente talentosa na cozinha, está participando de um reality já na entrevista com os participantes alguns aspectos do comportamento introvertido de patrícia dão sinais: desde criança ela sofreu com o excesso de peso.
Aos 8 anos, pesava 80kg e já era considerada uma criança obesa. Seus pais eram obesos. Seu
pai é cozinheiro e Patrícia sempre teve acesso “à-vontade” a grandes quantidades de comida.
A mãe trabalhava fora de casa e ela passava a maior parte do tempo com a babá que não lhe impunha limites. Ainda criança seu vestuário era adulto, seu manequim era 44. Relata que aos 12 anos sofria bullying dos colegas da escola, o que fazia ela sentir diminuída de todas as formas e acabava descontando todas essas ofensas e frustrações na comida. Era e ainda é muito sedentária, em casa só ficava deitada assistindo TV, mexendo no celular. Não se exercitava nas aulas de educação física devido ao excesso de peso e por ter asma, se fizesse qualquer exercício, já ficava cansada e com falta de ar.
Aos 14 anos, engordou 15 kg, chegando aos 95 kg após ser vítima de um assalto, desenvolvendo síndrome do pânico. Hoje, com 16 anos, 170 cm, 115 kg, circunferência abdominal de 98 cm, a obesidade refletiu em sua saúde. Fez uma bateria de exames e está com algumas alterações: a pressão arterial e o colesterol estão altos, e já está pré-diabética. Tem indicação para realizar cirurgia bariátrica e está aguardando. O médico prescreveu um remédio para inibir o apetite o qual ela não se adaptou e largou por conta própria.
A obesidade é uma doença que não tem critério de idade, raça ou crença, e é acompanhada por uma série de consequências.
É claro que geneticamente algumas pessoas são mais propensas a engordar, mas a grande questão são as consequências da obesidade.
As consequências da obesidade vão muito além da estética e dificuldade de locomoção.
A obesidade custa ao Brasil cerca de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2013 esse custo era de cerca de R$ 110 bilhões.
A obesidade é uma das principais causas da Pressão Alta, Diabetes, doença Cardíaca, Problemas Nas Articulações, afetar os joelhos e os quadris por causa do estresse colocado nas articulações por um peso extra, apneia do sono e Problemas Respiratórios, ronco intenso, Câncer, nos homens câncer de cólon e câncer de próstata, Síndrome Metabólica, afeta seriamente a Saúde Mental, Os distúrbios psicológicos que a obesidade pode desencadear incluem ansiedade, depressão, distúrbios alimentares imagem corporal distorcida e baixa autoestima, por exemplo, O Peso Afeta Os Relacionamentos e sua capacidade de crescer e manter conexões com as pessoas que você ama. Por fim, ter impacto negativo no seu desempenho na relação sexual.
.
DESENVOLVIMENTO
CLASSIFICAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS
Segundo Cuppari, (2014) o objetivo da avaliação do estado nutricional é identificar distúrbios nutricionais e, estabelecer intervenção adequada para auxiliar na recuperação e/ou manutenção do paciente. Para que possamos obter a condição nutricional do indivíduo, devemos associar vários indicadores na obtenção de um diagnóstico mais preciso.
Podemos citar alguns métodos; antropometria, composição corporal, parâmetros bioquímicos, consumo alimentar, exame físico e avaliação global subjetiva. Em nosso desafio proposto na situação problema, utilizaremos dados antropométricos.
A antropometria é a medida do tamanho corporal e suas proporções, considerado indicadores diretos. As medidas utilizadas em uma avaliação antropométrica são: o peso, a estatura, as pregas cutâneas (bicipital, tricipital, subescapular e suprailíaca) e as circunferências de braço, cintura, quadril e abdome (CUPPARI et al., 2014).
Para obter o resultado referente ao desafio nº1, deve-se classificar o estado nutricional da adolescente Patrícia através dos índices antropométricos indicados, assim como também obter quais são as necessidades energéticas da adolescente.
...