TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Malefícios do consumo de alimentos processados e ultra processados

Por:   •  20/5/2024  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 3

Malefícios do consumo de alimentos processados e ultraprocessados.

Introdução:

  Uma dieta rica em processados e ultraprocessados, além de ser muito mais calórica e pouco nutritiva devido a maior quantidade de gorduras e açúcar em sua composição, ainda estão relacionadas a uma maior absorção de sódio no organismo, o que aumenta maleficamente os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, doenças gástricas, respiratórias, fora outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como obesidade, diabetes mellitus e câncer. Além do mais, esses alimentos são pobres de nutrientes, vitaminas e fibras. Tornando-se uma questão de saúde pública, os alimentos ultraprocessados podem promover Glicemia de jejum alterada (Pré diabetes) e resistência a insulina. (MLC Louzada 2015).

  Alimento processado é o alimento industrialmente preparado através de processamento com o objetivo de proporcionar praticidade, pois estes alimentos geralmente já são prontos para o consumo, o que acabam muitas vezes substituindo refeições tradicionais, preparadas com alimentos caseiros. (Monteiro CA.) Estudos científicos contrariam o consumo de alimentos industrializados e associam problemas de saúde ao consumo em excesso desses produtos, tal como os distúrbios nutricionais desse tipo de alimento, rotulados como “inerentemente desbalanceados”. (Nupens/USP/2009) Em decorrência desses fatos, os alimentos foram categorizados de acordo com seu grau de processamento e separados em quatro grupos: In natura, que incluem frutas, raízes ou de origem animal, como ovos e leite; minimamente processados que incluem refrigeração, fermentação e congelamento, por exemplo ingredientes culinários, como óleos, manteiga, açúcar e sal; processados, como vegetais enlatados e conservas e, por fim, os ultraprocessados que são composto por fast foods, refrigerantes, refeições prontas, salsichas, hambúrgueres entre outros. (Classificação NOVA, Monteiro CA, 2009).

Objetivo: Identificar os riscos do consumo em excesso de alimentos processados e ultraprocessados. Métodos: Revisão de literatura que tem por finalidade designar os malefícios do consumo em excesso de alimentos industrializados. Pesquisa realizada nas bases de dados científicas Scholar, BvSalud, Periódicos e na biblioteca virtual SciELO. Para este estudo também foram utilizados dados provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) e (MS) Guia Alimentar para a População Brasileira 2014. As buscas foram realizadas entre Abril e Maio de 2020, utilizando as seguintes palavras-chave e descritores “alimentos processados e ultraprocessados”, “fast foods”, “consumo de alimentos”, “indústria alimentícia”, “hábitos alimentares”, “processed food” e “healthy eating”, resultando 474 artigos, dos quais após processo de seleção e filtragem, restaram 8 estudos. Estudo consolidado e adaptado. Resultados: A cada ano há em média 79 casos de câncer a cada 10 mil pessoas. Se aumentasse em 10% o consumo de ultraprocessados, resultaria em 9 casos de câncer a mais a cada 10 mil pessoas. (USPC) Apesar da população de países mais ricos serem os principais consumidores desse tipo de alimento, o consumo de ultraprocessados cresceu em mais de 50% nos países de baixa renda nos anos 2.000 até 2013. (OMS, 2018) Um dos motivos pelo qual cresceu a tendência do consumo desses alimentos é a publicidade e propaganda agressiva em torno das grandes marcas de fast foods assim como a expansão dos aplicativos de delivery. (OPAS 2019) Conclusão: Resultados de estudos comprovam prejuízos a saúde em virtude da substituição de alimentos in natura e minimamente processados por processados ou ultraprocessados e defendem que esse tipo de alimento seja evitado, assim adotando hábitos alimentares mais saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com