O Acidente Vascular Cerebral
Por: Marina Nunes • 20/2/2023 • Trabalho acadêmico • 4.679 Palavras (19 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ-UNOPAR
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
marina de oliveira nunes
REGIVAN FEITOSA SOUSA
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Altamira - PA
2022
MARINA DE OLIVEIRA NUNES
REGIVAN FEITOSA SOUSA
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Trabalho apresentado como requisito a produção textual interdisciplinar em grupo, referente às atividades Interdisciplinares do curso de Bacharelado em Nutrição Como exigência para conclusão do 5º semestre e obtenção de média nas disciplinas de:
Assistência Nutricional Para Gravemente Enfermos
Prof.ª Daniele Cristina Fernandes Niehues
Assistência Nutricional nas Patologias do Sistema Digestório e Órgãos Anexos
Prof.ª Naiara Lourenco Mari
Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares
Prof.ª Flavia Maronesi
Nutrição, Exercício Físico e Estética
Prof.ª Daniele Cristina Fernandes Niehues
Tutoria EAD
Adriana Bordin
Tutoria presencial
Clenia Gomes
Altamira - PA
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O Acidente Vascular Cerebral é uma doença que afeta as artérias que levam ao cérebro e dentro dele. É a causa de um número expressivo de mortes e uma das principais causas de incapacidade no Brasil. Um acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso sanguíneo que transporta oxigênio e nutrientes para o cérebro é bloqueado por um coágulo ou estoura, ou se rompe. Quando isso acontece, parte do cérebro não consegue obter o sangue e oxigênio de que precisa, então ele e as células cerebrais morrem.
O cérebro é um órgão extremamente complexo que controla várias funções do corpo. Se ocorrer um derrame e o fluxo sanguíneo não puder atingir a região que controla uma função específica do corpo, essa parte do corpo não funcionará como deveria. Os efeitos de um acidente vascular cerebral dependem de vários fatores, incluindo a localização da obstrução e a quantidade de tecido cerebral afetado. No entanto, como um lado do cérebro controla o lado oposto do corpo, um derrame que afeta um lado resultará em complicações neurológicas no lado do corpo que afeta.
Assim apresentamos o trabalho como uma produção textual interdisciplinar sobre Acidente Vascular Cerebral, fazendo uma relação com o caso de Larissa apresentado na SGA. Ademais, o trabalho é apresentado em 4 desafios que discorrem sobre a prescrição dietética e orientações nutricionais, com respaldo teórico nas bibliografias sugeridas, demais livros, artigos e a interdisciplinaridade das disciplinas deste semestre.
DESENVOLVIMENTO
- Prescrição dietética Para Pacientes com Risco Nutricional
Um acidente vascular cerebral, também conhecido como ataque isquêmico transitório ou acidente vascular cerebral (AVC), acontece quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é bloqueado. Isso impede que o cérebro obtenha oxigênio e nutrientes do sangue. Sem oxigênio e nutrientes, as células cerebrais começam a morrer em poucos minutos. O sangramento repentino no cérebro também pode causar um derrame se danificar as células cerebrais.
Desse modo, um acidente vascular cerebral é uma emergência médica. Um acidente vascular cerebral pode causar danos cerebrais duradouros, incapacidade a longo prazo ou até mesmo a morte. Os sinais de um acidente vascular cerebral podem variar de fraqueza leve a paralisia ou dormência em um lado do rosto ou do corpo. Outros sinais incluem dor de cabeça súbita e intensa, fraqueza repentina, dificuldade para enxergar e dificuldade para falar ou entender a fala.
Os sinais e sintomas de um acidente vascular cerebral geralmente se desenvolvem rapidamente. No entanto, eles podem se desenvolver ao longo de horas ou mesmo dia, como quando um ataque isquêmico transitório se transforma em um acidente vascular cerebral. O tipo de sintomas depende do tipo de acidente vascular cerebral e da área do cérebro que é afetada. Os sinais de um AVC podem incluir:
- Dormência ou fraqueza repentina, especialmente em um lado do corpo;
- Confusão súbita ou dificuldade para falar ou entender a fala;
- Problemas repentinos para ver em um ou ambos os olhos;
- Problemas súbitos para caminhar, tonturas ou perda de equilíbrio ou coordenação;
- Dor de cabeça severa repentina sem causa conhecida.
Um acidente vascular cerebral pode causar danos cerebrais duradouros, incapacidade a longo prazo ou até mesmo a morte. Quando você tem um derrame, seu médico pode avaliar a gravidade. Um acidente vascular cerebral mais grave significa que mais tecido cerebral foi danificado. Quando houve danos significativos, seu médico pode chamá-lo de um acidente vascular cerebral maciço. Isso pode significar complicações mais graves.
O médico diagnosticará um derrame com base em nos sintomas, seu histórico médico, um exame físico e resultados de testes. Seu médico vai querer descobrir o tipo de derrame, a causa, a parte do cérebro que é afetada e se tem sangramento no cérebro. Ele solicitará um exame de imagem para examinar os vasos sanguíneos do cérebro. Isso ajudará a determinar que tipo de derrame é e onde exatamente aconteceu. Quanto mais rápido esses testes puderem ser feitos, melhor o médico poderá tratá-lo. Os testes para diagnosticar o AVC incluem o seguinte:
...