Os Desafios na Aprendizagem
Por: Denise Stos • 2/10/2021 • Artigo • 452 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Após a leitura do texto complementar Desafios na Utilização de Estratégias para Aprendizagem
Ativa com Estudantes em uma Escola Pública e com os conhecimentos adquiridos na disciplina,
participei do Fórum de discussão sobre a importância dos profissionais de saúde na
construção de atividades educativas para diversas situações.
Relatei como os profissionais de saúde devem estar aptos para criar
atividades educativas para cada tipo de população.
Apresenta-se atualmente um cenário de deficiência de saberes sobre saúde e cuidados básicos para prevenção de doenças em geral, entre a população de todas as idades. Todo esse problema já deveria estar sendo resolvido, visto que em quase todas as famílias já se tem acesso a informação por meio das tecnologias e da internet.
Entretanto a pedagogia utilizada na formação escolar das pessoas ainda é precária, sem estímulos e sem relação com a vida real, vemos professores ensinarem conteúdos de forma mecânica, sem oportunidades de uso de ferramentas já presentes nas casas dos educandos, como celulares e internet, que auxiliam nas pesquisas em saúde, e estimulam o aluno a buscar soluções para problemas comuns em saúde, como prevenção de doenças transmissíveis, ou mesmo diabetes, pressão alta, enfim, a escola ainda não estimula o aluno a ser um solucionador de problemas existentes no mundo, com seus hábitos, mas tenta despejar o conteúdo, e ignorar os resultados futuros.
Sendo assim, nós como profissionais da saúde, temos o papel fundamental de intervir nos momentos oportunos, com possibilidades de reflexão e relação com o mundo real, dentro e fora das escolas, apresentando por meio da tecnologia, das pesquisas e estatísticas de doenças e meios de prevenção, por meio de palestras, campanhas educativas, vídeos e debates sobre a saúde, e como podemos fazer a diferença na nossa vida e na vida da nossa família mudando hábitos na alimentação e higiene pessoal de forma voluntária e independente.
Sabemos que há muito trabalho a fazer na conscientização das famílias em mudar seus hábitos para prevenção da saúde, mas se partirmos do pressuposto que ao ensinarmos um indivíduo, este mesmo passa a ser um disseminador de conhecimento em sua casa, com seu exemplo e testemunho de vida saudável, percebemos que há sim muitas possibilidades para melhorar a saúde das pessoas no mundo atual, pelo exemplo real da relação da alimentação saudável e uma saúde melhor.
Concluímos que as pessoas só podem entender de algo novo, se elas presenciam a realidade e vêem os resultados, somente o testemunho da verdade convence alguém. Podemos dizer que não é o que ensinamos que será aprendido,mas somente aquilo que fazemos e damos exemplo de vida que será copiado e repetido pelas pessoas a nossa volta.
Que sejamos assim "exemplos" de Prática em Saúde todos os dias, nos hospitais, nas escolas, nas mídias sociais, na família, na vida.
...