Prática de Leite e Ovos
Por: Shidney Salatiel • 5/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.973 Palavras (8 Páginas) • 2.898 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O estudo de leites dentro da técnica dietética, assim como outros, é de extrema importância uma vez que o mesmo tem características específicas que podem ser alteradas de diversas maneiras e então causar alterações significativas que podem ser esperadas ou inesperadas. Desta forma, o conhecimento sobre o assunto permite uma melhor manejo do alimento para que, caso o mesmo se altere, este corresponda ao que se deseja e atenda as expectativas esperadas quanto aos resultados da preparação e sua utilização.
O leite é um produto integral resultante da ordenha total e ininterrupta de uma fêmea saudável e bem alimentada, devendo ser recolhido em condições adequadas bem como isento de colostro (MAHAUT et al., 2000). É considerado um dos alimentos mais completos por apresentar vários elementos importantes para a nutrição humana como matérias orgânicas e nitrogenadas, caseína e albumina, necessárias à constituição dos tecidos e sangue, sais minerais para a formação dos ossos e ainda, vitaminas, certas diástases e fermentos láticos, sendo estes últimos muito favoráveis à digestão e que agem contra a ação nociva de muitas bactérias patogênicas no intestino (MESQUITA et al., 2004).
Existem diversos tipos de leite, como o integral, semidesnatado, desnatado, entre outros. Com o aumento do consumo e da produção do leite, surgiu a necessidade de aprimoramento de técnicas e de higienização na obtenção, transporte e conservação do leite, com o objetivo de garantir um produto limpo e saudável e com maior tempo de conservação. Por isso existem inúmeros processos que podem ser feitos para melhora da qualidade e aumentar a vida de prateleira do produto, um exemplo é o UHT que é submetido a um processo de ultrapasteurização para destruir qualquer micro-organismo. O leite é aquecido em alta temperatura e em seguida é resfriado.
A partir destes conhecimento e associando-se sua utilização a dietética, vemos que o mesmo pode agir conferido sabor, cor, maciez, umidade e cremosidade aos alimentos. O leite pode ser utilizado como meio de cocção para preparações não ácidas como cereais (arroz doce, mingaus) e hortaliças (sopas e cremes), ou como ingrediente de preparações (bolos, purês, suflês, molho branco, massas). Pode ainda ser consumido de forma direta, associado ou não a outros alimentos.
1.1 Objetivo
Obter maior conhecimento sobre a utilização do leite em preparações e, obter-se parâmetros sobre as alterações físicas, químicas e sensoriais que o mesmo pode passar.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Forma2.1 Pudim de leite
2.1.1 Equipamentos e Utensílios
1 fogão
1 liquidificador
1 forma rasa
1 forma redonda com um furo no meio
1 xícara de café
1 colher de sopa
2.1.2 Ingredientes
1 caixa de leite condensado ou 395g (Fonte: Autores, 2016)
1 caixa de leite de vaca integral ou 395g
3 ovos
1 xícara de açúcar
2.1.3 Procedimentos
Estando todos os utensílios devidamente higienizados, colocou-se no liquidificador o leite condensado, a mesma quantidade de leite de vaca e 3 ovos (Figura 2), batendo-os e reservando.
Posteriormente foi colocada no forno a forma rasa (Figura 1) com água até a metade de sua capacidade, deixando aquecer para o banho-maria. Enquanto isso se adicionou o açúcar na forma de pudim em fogo baixo para caramelizar.
Após a caramelização finalizada, adicionaram-se todos os ingredientes na forma (Figura 3) deixando-a em banho-maria no forno por aproximadamente uma hora e quinze minutos.
Depois de pronto, foi retirado do forno, e colocado para esfriar (Figura 4). Foi pesado, descontando-se o peso da forma redonda onde foi desenformado e realizaram-se os cálculos de per capta para posterior apresentação.
Figura 3 – Ingredientes na
forma caramelizada. Figura 4 – Pudim pronto.
Forma
(Fonte: Autores, 2016) (Fonte: Autores, 2016)
2.2 Avaliação das características organolépticas de alguns tipos de leite
2.2.1 Equipamentos e Utensílios
1 fogão
1 balança digital
1 proveta graduada
5 xícaras de café
5 colheres de chá
1 papeiro
2.2.2 Ingredientes
76 g de leite de vaca integral em pó
51 g de leite de vaca desnatado em pó
1 litro de água
2.2.3 Procedimentos
Foram realizados, inicialmente, os cálculos para a reconstituição de 13%, 15% e 10% de leite integral, 10,5% e 15% de leite desnatado realizando-se em seguida suas respectivas diluições, sendo medidos os volumes de água em uma proveta graduada, utilizando água morna para melhor solubilização. As quantidades de leite foram pesadas em uma balança digital e posteriormente convertidas em medida caseira (em colheres de sopa), assim como a água (em xícara de café).
Após todas as preparações finalizadas, a equipe degustou e anotou sobre suas percepções em relação às características organolépticas de cada tipo de leite reconstituído.
Figura 5 – análise das características organolépticas.
Figura 6 – Reconstituição dos leites integrais e desnatados.
Imagem Imagem
(Fonte: Autores, 2016) (Fonte: Autores, 2016)
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
3.1 Pudim de leite
Durante a preparação do pudim, apesar de alguns empecilhos referentes a maneira adequada de se realizar a caramelização, a preparação foi realizada com sucesso e, após sua preparação, esperou o alimento resfriar, pois este quente
...