RESUMO DO DOCUMENTÁRIO MUITO ALÉM DO PESO
Por: Davi Zago • 20/2/2017 • Relatório de pesquisa • 708 Palavras (3 Páginas) • 2.066 Visualizações
RESUMO DO DOCUMENTÁRIO – MUITO ALÉM DO PESO
O Documentário “Muito Além do Peso”, dirigido por Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, é um documentário que fala sobre a obesidade infantil, algumas causas e efeitos. O documentário mostra que a obesidade infantil é um problema mundial, que triplicou nas últimas décadas e está presente em todas as classes sociais e culturas. Foram mostrados diversos fatores que contribuem para o aumento dos índices de obesidade infantil, não só no Brasil, mas no mundo.
De maneira geral, com a rotina cansativa do dia-a-dia, muitos pais optam por opções de alimentos mais práticos e fáceis de serem preparados e consumidos. Isso acarreta para um aumento no consumo de produtos industrializados no país. Os alimentos industrializados são ricos em açúcares, gorduras e sal, o que contribui para o aumento do peso da população. Além disso, os alimentos não mostram claramente a sua composição, contribuindo para um excesso de falta de informação sobre o produto que as pessoas consomem. Também foi comprovado que esses alimentos ricos em açúcares, gorduras e sal viciam.
Outro fator que contribui com esse grande consumo de alimentos industrializados é a propaganda, a facilidade de comprar os produtos e o baixo preço. Uma propaganda intensa nos meios de comunicação faz com que se crie uma expectativa e uma demanda quanto ao produto. As crianças são mais afetadas por essas propagandas, pois elas aliam desenhos animados, super heróis e brinquedos aos produtos alimentícios industrializados, seduzindo ainda mais ao consumo. Muitas crianças, e também adultos, não sabem do que é composto os alimentos que comem, e nem como são produzidos. A dificuldade de informação também é um fator que contribui para a não diminuição do consumo desses alimentos.
O documentário também abordou a falta de exercício físico como um fator que agrava a situação das crianças no Brasil, pois a má alimentação aliada à falta de exercício físico pode acarretar uma série de doenças. Isso também foi demonstrado no documentário, onde muitas crianças não praticam atividade física pelo perigo das ruas onde moram, pela falta de atividade física na escola, etc.
Foram mostrados algumas situações de crianças que tem problemas de saúde, em decorrência da má alimentação e da falta de exercício físico. Quando há problemas de saúde, a criança precisa de um acompanhamento maior dos pais responsáveis, para que a rotina de exercícios, alimentação e hábitos saudáveis sejam constantes na rotina de todos. Segundo os especialistas entrevistados, um dos motivos por esse aumento no número de crianças obesas é a transição alimentar, onde deixa-se de consumir produtos naturais para consumir produtos industrializados, ricos em gorduras e açúcares.
Nas escolas, o acesso aos produtos industrializados é muito fácil. Não há muitas opções de lanches saudáveis nas cantinas das escolas, de modo geral, e isso também contribui no agravo dessa situação no Brasil. As escolas deveriam oferecer mais opções de lanches saudáveis, além de contribuir informando aos alunos e pais sobre a necessidade e importância de uma boa alimentação e boas práticas, contribuindo com a saúde da comunidade em geral. O exemplo dos pais também é um fator decisivo nesse processo, pois se dentro de casa as crianças não tem bons exemplos de alimentação, dificulta ainda mais para que elas tenham uma alimentação saudável.
...