Resumo do Artigo – Atividade antioxidante do Açaí
Por: Camila de Moura • 28/4/2018 • Resenha • 494 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
Resumo do Artigo – Atividade antioxidante do Açaí
O açaí tem despertado tamanho interesse devido aos estudos terem apontado que doenças neurodegenerativas e câncer, por exemplo, podem ser associadas como fatores não desencadeantes das mesmas, devido à ação antioxidante contida principalmente neste composto químico chamado de flavonoides.
Para sermos mais exatos o fruto Euterpe Olaracea Mart., popularmente conhecido como açaí é rico em antocianinas que é uma classe dos flavonoides responsável pela coloração escura deste fruto. Além do aspecto antioxidante foram desenvolvidos estudos pertinentes à composição fisioquímica e nutricional do açaí. Dentre esses estudos os que mais se destacaram se refere ao estudo da Polpa liofilizada (ou seja, a polpa passou por um processo de desidratação em que o produto foi congelado sob vácuo e o gelo formado, sublimado), onde a propriedade observada foi o alto valor energético de 489 kcal para cada 100gr e já outro estudo apontou o açaí como inibidor de mediadores inflamatórios COX-1 e COX-2.
Percebeu-se em outros três estudos referentes à polpa a ação antioxidante, outro estudo apontou que o açaí regula atividade enzimática, modula os receptores de núcleo e a expressão gênica, além de efeito antiproliferativo celular (ou seja, não deixa que as células se proliferem). Outro estudo referente à polpa considerou como pertinente a analise da polpa 2% peso seco, tendo como resultado que o açaí é hipocolesterolêmico, ou seja, com baixo teor de colesterol.
E para finalizar tiveram dois estudos que se referiram ao óleo do açaí chegando à conclusão que o mesmo tem efeito antidiarreico e alta aplicabilidade na culinária, suplementos e na indústria cosmética.
Outro ponto importante deste artigo se refere ao entendimento sobre tema, é o entendimento sobre o conceito de radicais livres que são aquelas moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Já podemos conceituar o stress oxidativo como uma condição biológica em que ocorre desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigénio e a sua desintoxicação através de sistemas biológicos que as removam ou reparem os danos por elas causados e finalmente os antioxidantes como substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável, tendo como papel principal proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.
O açaí provem da região amazônica, tendo sido basicamente difundido posteriormente após a década de noventa, sendo consumido basicamente in natura, tendo ganhado adeptos principalmente por esportistas e praticantes de atividade física. Pode-se desta forma, apontar que os estudos concluíram que o efeito antioxidante do fruto açaí é conforme citado anteriormente basicamente é derivado da antocianina, e que os estudos pertinentes a utilização deste fruto no combate a doenças como câncer e doenças cardiovasculares estão apenas sendo iniciadas, pois, o fruto também tem outras características marcantes como propriedades dos polifenóis, vitamina C e a ação oxidante como resultado de diferentes composto químicos em sinergia que proporcionam este excelente resultado.
...