SÍNDROME DE BUDD CHIARI: UM ESTUDO DE CASO SOB O OLHAR DA NUTRIÇÃO
Por: RejaneSDiniz • 8/12/2016 • Monografia • 12.890 Palavras (52 Páginas) • 527 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 2][pic 3]
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
REJANE SOARES DINIZ
SÍNDROME DE BUDD CHIARI: UM ESTUDO DE CASO SOB O OLHAR DA NUTRIÇÃO
João Pessoa
2016
REJANE SOARES DINIZ
SÍNDROME DE BUDD CHIARI: UM ESTUDO DE CASO SOB O OLHAR DA NUTRIÇÃO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba, como requisito obrigatório para a obtenção do título de Bacharel em Nutrição.
Orientador (a): Prof.ª Dr.ª Maria José de Carvalho Costa.
João Pessoa
2016
REJANE SOARES DINIZ
SÍNDROME DE BUDD CHIARI: UM ESTUDO DE CASO SOB O OLHAR DA NUTRIÇÃO
Aprovada em: _______/_______/_______
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________________________
Prof.ª Dr.ª Maria José de Carvalho Costa - CCS/UFPB
Orientador
_______________________________________________________
Prof.ª Ms.ª Sônia Cristina Pereira de Oliveira - CCS/UFPB
Examinador Interno
_______________________________________________________
Ms.ª Rafaella Cristhine Pordeus Luna CCS/UFPB
Examinador Externo
JOÃO PESSOA - PB
2016
Dedico a Sônia, Maria José e aos pacientes da Pediatria com gratidão e a todas as pessoas que contribuíram para a realização deste trabalho, em especial e com amor a minha orientadora, ProfªDrªMaria José de Carvalho Costa,
Obrigada.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por toda a sabedoria e paciência durante todo o curso. Por cada oportunidade que me proporcionou e por ter colocado em minha vida pessoas especiais.
A meus pais, João Luís Diniz e Isabel Soares Diniz, por acreditarem sempre na minha capacidade e me prepararem para a vida.
Ao meu querido irmão Roberto Soares Diniz por me dar forças durante toda essa jornada.
As minhas tias em especial Maria José Diniz, que apoiaram todas as minhas escolhas e me ensinaram que devo respeitar cada ser humano, acreditando em sua capacidade e ajudando a todos. Ensinou-me a sempre ter coragem.
Aos meus sobrinhos com quem relembrei que os sonhos iniciam-se na infância.
A muitos dos meus Professores que foram verdadeiros educadores, contribuindo com o meu aprendizado e com a minha capacidade de cuidar do outro.
As professoras da clínica, Msª. Sônia Cristina Pereira de Oliveira e Prof. ª Dr.ª Maria José de Carvalho Costa, pelo compromisso com cada indivíduo e por darem o melhor de si a todos os alunos do curso. Sendo verdadeiros exemplos de excelentes educadoras.
Ao Profº. Drº. Rodrigo Pinheiro Vianna que contribuiu com o processo de construção do meu pré – projeto, mostrando que tudo que é feito com muita dedicação resulta em bons frutos. E que tudo que realizamos em nossa vida deve ser feito com amor.
A Inaldo da Conceição o paciente, por sua colaboração tão fundamental para este caso clínico, bem como pela sua disponibilidade ao ceder o seu tempo e os dados clínicos.
A minha estimada e amada orientadora, Prof.ª Drª. Maria José de Carvalho Costa, por contribuir com o crescimento do amor que tenho pela Nutrição, a partir do seu exemplo de responsabilidade, coragem, humildade e comprometimento.
Agradeço a Msª. Raquel Patrícia Ataíde Lima, pela contribuição durante o processo inicial de criação deste trabalho.
A Msª. Rafaella Cristhine Pordeus Luna, por ter dedicado parte de seu tempo contribuindo com esse trabalho.
A todas as amigas e amigos em especial Carla Rossana, Dayselane Belarmino, Karina Wellen, Nadjeanny Ingrid, Thamires Araújo e Sandra Garcia, pessoas que conviveram boa parte do curso comigo e que me ensinaram que a vida requer perseverança.
A minha avó in memoria Paulina Felícia da Conceição, que me ensinou a ser forte mesmo diante dos problemas. Responsável por essa grande escolha em minha vida, a Nutrição.
Aos funcionários do RU em especial o senhor Welligton Ribeiro da Silva e o senhor Gilberto, com quem aprendi que a amizade se constrói a cada dia e que o bom trabalho é fruto da dedicação de todos.
A todos que pude conhecer ao longo do curso, nos estágios e práticas, aos pacientes e funcionários, pois eles ensinaram-me que o respeito e cuidado com o outro são fundamentais para uma relação harmoniosa e um resultado eficaz no processo de estabelecimento da saúde.
“...Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
...