Um povo é caracterizado por sua língua e aspectos culturais, formando sua identidade nacional.
Por: sankiko • 9/4/2016 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 555 Visualizações
Um povo é caracterizado por sua língua e aspectos culturais, formando sua identidade nacional.
A alimentação é uma ato, mais que biológico , social e cultural, pois envolve desde as formas de cultivo, como diferentes formas de apresentação.Segundo DaMatta, “O jeito de comer define não só aquilo que é ingerido como também aquele que o ingere”. Recentemente a alimentação tem se tornado alvo de estudos a favor da promoção da saúde, principalmente como ação preventiva. Porém é necessário levar em consideração que a dieta alimentar seja adequada aos aspectos culturais e regionais do indivíduo.
Diante desta diversidade, encontramos as comidas típicas. Estas representam uma tradição, que torna-se própria do país por diferentes motivos.
A alimentação é muito mais que “matar a fome”, e este é um dos aspectos que nos difere dos outros animais (somos animais culturais). É também uma forma de se viajar a diferentes lugares. Por exemplo, como comer sushis e sashimis com hashi e não lembrar dos países do Extremo Oriente?
Cada região do mundo possui características alimentares específicas. A culinária francesa, por exemplo, foi eleita como referência mundial por seu sabor e valorização a refeição. No Oriente Médio, é marcada pela religiosidade. Na América está relacionada com a diversidade cultural dos povos colonizadores, integrando-se com a culinária local. Especificamente no Brasil, por sua extensão geográfica, fatores ambientais e forte mexigenação étnica (indígena, africana, portuguesa, italiana, alemães e outros), caracteriza-se por uma cultura alimentar de diferentes tradições e sabores.
Porém, devido a vida corrida, os brasileiros estão trocando esta rica cultura cheia de sabores, cores, e aromas, por coxinhas, pastes, entre outros
Atualmente a vida corrida dos brasileiros tem transformado a rotina alimentar de seu povo. Os alimentos tradicionais, tão cheio de cores, sabores e aromas, estão sendo substituídas pelas comidas de rua, como coxinhas, pastéis, esfirras, entre outros.
...