Vias de Administração Conceitos dos Parâmetros Farmacocinética
Por: Paulo Almeida • 13/11/2018 • Relatório de pesquisa • 800 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
UNITOLEDO – CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO – ARAÇATUBA-SP
Paulo Almeida
RELATÓRIO
Vias de administração – Conceitos dos parâmetros farmacocinéticos
22/11/2018
ARAÇATUBA – 2018
[pic 2]
UNITOLEDO – CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO – ARAÇATUBA-SP
Paulo Almeida
RELATÓRIO
Vias de administração – Conceitos dos parâmetros farmacocinéticos
[pic 3]
22/11/2018
ARAÇATUBA - 2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O campo da farmacocinética tem seu foco no trajeto em que o fármaco percorre pelo corpo, desde sua administração, independente da via escolhida, até sua excreção e o impacto que o fármaco pode causar ao corpo humano, sempre visando o deslocamento dos medicamentos após a administração.
Seu principal objeto de estudo é de fato o processo de metabolismo que ocorre com os medicamentos, fazendo uma análise individual de cada processo que compõe essa área desde a absorção (passagem do fármaco do local de administração até o plasma), biotransformação (modificação da molécula do fármaco pelo metabolismo), distribuição (passagem reversível do fármaco desde o plasma até os tecidos) e excreção dos medicamentos (fármaco retirado do organismo sem alteração química).
Essas análises tem sua importância para que a prescrição de medicamentos seja feita de forma correta e segura, nas quantidades, doses, forma de administração, efeitos colaterais que estão suscetíveis a ocorrer, e a via que foi escolhida para se administrar o fármaco como a oral, retal, subcutânea e outras. Cada qual com sua particularidade de área e tempo de absorção que permite uma escolha propícia entre medicamento, dose e via, favorecendo ao máximo todo o processo.
OBJETIVOS
O experimento teve como objetivo relacionar as vias de administração e suas características de absorção, com início, intensidade e duração do efeito de um mesmo fármaco em diferentes vias, utilizando de uma dose igual para todas as etapas em uma espécie animal.
MATERIAL E METODOLOGIA
O fármaco utilizado no experimento foi somente o Tiopental (“Nembutal” ou “Hypnol”) a 30mg / Kg.
O Tiopental é um barbitúrico, substância que causa depressão do sistema central, podendo ser usado como sedativo hipnótico em anestesia geral, podendo também induzir a morte, parada respiratória e colapso cardiovascular.
O fármaco foi administrado por quatro vias diferentes em ratos já marcados: rato I - via oral (VO), rato II - subcutânea (SC), rato III - intramuscular (IM) e rato IV - intraperitoneal (IP), assim cada animal recebeu uma marcação na cauda conforme recebeu o fármaco pela via específica.
Os animais, após a administração, foram observados seguindo a seguinte escala de grau de depressão:
- Grau 00: comportamento normal.
- Grau 01: perda de coordenação motora ao caminhar.
- Grau 02: perda de postura, mas com reflexo de endireitamento bem sucedido.
- Grau 03: reflexo de endireitamento presente, mas sem sucesso.
- Grau 04: anestesia, perda do reflexo de endireitamento.
- Grau 05: não reage a compressão feita na cauda.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após a administração do fármaco em cada animal pela sua via específica, pode ser constatado os seguintes resultados com o tempo contado em minutos:
...