FUGA DE MODELOS MACRO EM PLASTER E DEMO-TABLE
Por: MarlosCosta • 12/3/2018 • Projeto de pesquisa • 2.421 Palavras (10 Páginas) • 380 Visualizações
TRABALHO MÓDULO I
VAZAMENTO DE MACROMODELOS EM GESSO E MESA DEMONSTRATIVA
Introdução:
O conteúdo usado nesse trabalho é o da disciplina de Anatomia, Escultura Dental e Teoria de Oclusão.
As aulas práticas foram desenvolvidas em torno de macro modelos, reproduzindo os dentes de ambas as arcadas, modelos de trabalho e mesa demonstrativa.
MATERIAIS USADOS:
. Moldes de silicones industriais reproduzindo as coroas dos dentes permanentes das arcadas superior e inferior.
. Moldes de silicones industriais reproduzindo mesas demonstrativas.
. Gesso rápido (gesso paris).
. Agua
. Gral e espátula
. Solução anti-bolhas
. Placas de vidro, bisturi e instrumentos cortantes (Hollemback)
*MODELOS DE SILICONES
Os silicones por condensação de uso laboratorial são também constituídos por uma base e um catalisador, de consistência mais dura que os silicones geralmente usados nas moldagens dentro de consultórios.
Características: São resistentes ao calor, alta estabilidade dimensional, não reagem com as resinas, extremamente flexíveis e etc.
*GESSOS
Os gessos odontológicos são derivados de um minério rochoso conhecido como Gipsita. No Brasil é encontrado em maior abundância no Nordeste. Sua base é de sulfato de cálcio hemidratado, cuja formula química é CaSO42H2O.
O mineral está associado a calcários, folhelhos, margas e argilas. Sua dureza é baixa e se forma como produto resultante da hidratação da anidrita, formarolas, de composição de sulfetos e hidrotermais sulfetados, de baixa temperatura e pressão.
Quando aquecida, a Gipsita perde água, formando, a 128 º C, o chamado gesso ou ‘‘pasta paris”.
[Colocar a foto da gipsita]
. GESSO COMUM: O gesso comum tem uso restrito à fabricação de modelos de estudos, modelos didáticos, macro modelos para estudo de anatomia dentaria, mesas demonstrativas e etc. (sua medida deve ser seguida pela recomendação do fabricante).
[Colocar a foto do gesso comum]
. ÁGUA: A quantidade de água deve ser rigorosamente seguida pelas recomendações do fabricante.
. GRAL E ESPATULA:
Os gessos odontológicos, os revestimentos e os materiais moldadores conhecidos como alginatos podem ser manipulados com água ou líquidos próprios em tigelas de borracha ou plástico ligeiramente flexível, chamadas de gral, com a ajuda de uma espátula que pode ser de aço ou plástico, também ligeiramente flexível. As paredes do gral devem ser lisas e resistentes, pois qualquer ranhura ou enrugamento pode reter gesso endurecido.
[Colocar foto do gral e espátula]
*CUIDADOS COM O GRAL E ESPATULA
O gral e a espátula usados na manipulação do gesso exigem limpeza e manutenção permanente.
Os excessos do material devem ser removidos de dentro do gral com a ajuda da espátula e depositando no lixo antes do seu endurecimento.
[Colocar foto limpando o gral]
. SOLUÇÃO ANTI-BOLHAS:
Liquido usado para a redução da tensão superficial e eliminação de bolhas.
[Colocar a foto do anti-bolhas]
. BISTURI E INSTRUMENTOS CORTANTES (HOLLEMBACK)
São os instrumentos usados para fazer os reparos nos modelos.
[Colocar as fotos]
. PLACA DE VIDRO:
Usadas para a manipulação de materiais
[ colocar foto da placa de vidro]
*MATERIAIS DE USO INDIVIDUAL:
Cada indivíduo desse grupo deverá ter em mãos:
Duas toalhas de rosto
Um jogo americano
Jaleco
[ foto desses materiais]
*EQUIPAMENTOS DISPONIBILIZADOS NO LABORATORIO:
. BALANÇAS DE TRABALHO:
Usada para a pesagem do gesso. O importante é a precisão da balança e a capacidade do prato em conter o material que está sendo pesado.
[Colocar foto da balança]
. VIBRADORES:
Os vibradores são máquinas elétricas acionadas por um dispositivo que transmite vibrações a uma mesa revestida por borracha ou plástico, sobre a qual são feitos os vazamentos de gesso e revestimento.
A principal função dessa máquina é facilitar o escoamento do gesso para o interior das moldagens.
[Colocar foto do vibrador]
. BANCADAS DE TRABALHO:
As bancadas de trabalho devem ser projetadas para garantir a maior eficiência, produtividade, e conforto no desempenho das atividades cotidianas do técnico em prótese dentaria. É importante salientar que a postura do técnico, quando diante de uma bancada de trabalho, deve ser a mais ergométrica possível.
[Colocar foto da bancada]
. LUMINÁRIAS:
A iluminação natural e, principalmente, artificial, são imprescindíveis ao desempenho satisfatório das atividades de um técnico em prótese dentária. As luminárias devem ser, de preferência, instaladas diretamente sobre as bancadas de trabalho, com fonte de luz fria, de boa intensidade e foco dirigido.
[Colocar foto da luminária]
. DOSADORES DE ÁGUA:
Os dosadores se destinam a medição da quantidade de água usada na espatulação do gesso. Devem ser graduados em mililitros (ml) e transparentes, de forma a permitir leitura fácil e rápida da quantidade de água dosada.
[Colocar foto do medidor]
. ESPATULADOR MECANICO:
Os espatuladores mecânicos elétricos são máquinas robustas, que podem ser instaladas na parede ou diretamente sobre a bancada de trabalho. Esses aparelhos de mistura costumam vir acompanhados dos seguintes acessórios:
...