Fisiologia do Sistema Regulador
Por: AndrezaMariiia • 18/9/2016 • Ensaio • 4.300 Palavras (18 Páginas) • 674 Visualizações
Fisiologia Np2
Répteis e peixes são animais de sangue frio, ou seja, pecilotérmicos, não conseguem manter a temperatura corporal, é uma temperatura que varia de acordo com o ambiente. Precisa aquecer seu corpo/sangue para se manter em atividade.
Já nós mamíferos e as aves são homeotérmicos, ou seja: são capazes de manter a temperatura corporal dentro de um certo intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio (independente do ambiente), graças a uma série e de reajustes fisiológicos que fazem a gente ganhar ou perder calor -> homeostasia térmica.
[pic 1]
Durante 24h nosso corpo passa por uma série de transformações que se repetem todos os dias, mais ou menos no mesmo tempo e na mesma hora e do mesmo jeito, desde que você não quebre a homeostasia de forma diferente, por exemplo: uma doença. Todos os dias, a sua pressão arterial sofre pequenas alterações ao longo de 24h e essa tendência se repetem a cada 24h, exemplo: quando vamos dormir todos os nossos sist. caem, como os batimentos cardíacos, a frequência da respiração, pressão arterial, produção de alguns hormônios (alguns aumentam), temos um pico de IDH de noite. Leptina é o hormônio da saciedade, que aumenta quando dormimos, por isso não acordamos para comer. Então de maneira geral, eu posso dizer que de noite durante o sono, vários processos metabólicos diminuem. A nossa pressão arterial também cai, só que quando chega de manhã por volta de 4h30 ou 5h a gente tem uma elevação da pressão arterial, temos um pico para preparar o organismo para entrar em atividade. Pessoas que tem AVC, geralmente o tem no começo do dia devido a esse pico de pressão. Essas variações acontecem ao longo dia, são pequenas, mas acontecem. Do mesmo jeito é nossa temperatura corporal, durante 24h nossa temperatura varia, também pequena.
Termostato: O equilíbrio é conseguido através do balanço entre a perda e a produção ou aquisição de calor. Centro regulador: Hipotálamo, ele tem que manter a nossa temperatura corporal por volta de 36.5 independente da temperatura externa, a informação que recebemos da temperatura externa vai pro hipotálamo que compara essa temperatura com a temperatura interna, porque existem também receptores de temperatura no hipotálamo que fica vendo a temperatura do sangue, na hora que ele compara ele promove uma série de transformações fisiológicas na tentativa de ou ganhar ou perder calor, ex: no calor, ele manda resposta de transpiração, pra perder calor; no frio, ele manda respostas de tremores ou piloereção.
Por que algumas pessoas sentem mais calor ou frio que outras? Depende de vários fatores, entre eles: gênero, homens tendem a sentir mais calor que as mulheres devido a testosterona, diferença de hormônio, a gordura corporal também é um dos principais fatores, alguns hormônios como a tiroxina podem acelerar ou retardar o metabolismo da célula fazendo a pessoa ganhar ou perder mais calor, pessoas com hipotireoidismo tendem a sentir mais frio pq o metabolismo fica todo mais baixo, e pessoas com hipertireoidismos que tendem a sentir mais calor pq o metabolismo fica mais acelerado.
A taxa de metabolismo corporal depende dos seguintes fatores: Taxa de metabolismo basal de todas as células corporais (genética); Taxa de metabolismo adicional decorrente da atividade muscular; Taxa de metabolismo adicional secundário ao efeito da Tiroxina (em menor grau por outros hormônios como o HG e testosterona); Taxa de metabolismo adicional causada pelo efeito da epinefrina, norepinefrina e pela estimulação simpática a nível celular; Taxa de metabolismo adicional por um aumento intrínseco da atividade química nas próprias células
Exemplos de ganho de calor: TMB, atividade muscular, hormônios, efeito térmico do alimento, modificações posturais, meio ambiente; Exemplos de perda de calor: radiação, condução, convecção e evaporação.
Regulação da temperatura corporal: Sensores térmicos (termo receptores externos e internos) Centro integrador de comando (hipotálamo) e sistemas eferentes (que são aqueles que promovem a modificação fisiológica e comportamental pra fazer vc ganhar ou perder calor)
Sensores térmicos: Localizados no hipotálamo anterior e área pré-óptica, vão receber as informações dos termoreceptores que estão na parte externa do corpo e vão dar pro hipotálamo a informação da temperatura ambiental, existem receptores térmicos no hipotálamo dentro dos vasos sanguíneos que perfundem/passam pelo hipotálamo pra dar a temperatura do seu corpo e aí vai ter a comparação do interno e do externo e o hipotálamo vai fazer o ajuste caso seja necessário.
Então são receptores cutâneos térmicos, que são 2 tipos: sensíveis ao frio ou ao calor e a informação transmitida por estes receptores é enriquecida pela informação proveniente de receptores da dor. O grau de estimulação -sentir mais frio ou mais calor- (impulsos/segundos) permite uma gradação das sensações térmicas. Adaptação: persistência da exposição a uma determinada temperatura e os receptores térmicos localizam-se imediatamente abaixo da pele e distribuem-se em diferentes porcentagens na área corporal, são presentes ao nível da medula espinhal, vísceras abdominais, dentro e à volta dos grandes vasos situados no tórax e abdômen, sensibilidade mais acentuada para diminuições da temperatura corporal central
O frio é psicológico? Nós humanos agimos igual a qualquer outro animal, nosso metabolismo ou de qualquer outro animal tem a ver com sexo, idade, taxa de gordura e hormônio, sentimos frio e calor como qualquer animal, na maior parte das vezes agimos como qualquer deles, porém, o fato de sermos humanos pode fazer a diferença, que é a hora que entra em cena nosso córtex cerebral. Ex: O frio não é só decorrente da temperatura externa com interna, tem também um dedinho do córtex cerebral, quando por exemplo, estou na balada afim de um cara e não percebo o frio que está fazendo como você que tem a mesma taxa de gordura que eu, mesma idade, mesma taxa de hormônio, mas está com o namorado do lado com uma roupa mais tampada, visto que não tem essa mesma motivação que eu. Ex 2: Estou na sala de aula e me deu vontade de fazer xixi e vou, agora eu to com essa mesma distensão da bexiga, o mesmo incomodo, porém, estou fazendo uma prova e sei que não poderei sair pra fazer xixi, o fato de eu estar concentrada na prova, preocupada em termina-la logo, vou conseguir segurar mais um pouco e a percepção do incomodo para fazer xixi vai ser diminuída porque estarei super concentrada na prova
...