ODONTOLOGIA COMO GERADOR DE ANSIEDADE
Por: Jalinemota • 29/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.026 Palavras (13 Páginas) • 424 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SÃO PAULO
CAMPUS MARTE
AMAURI JUNIOR / BRUNO SILVA
JALINE MOTA / SARA GOES
ODONTOLOGIA COMO GERADOR DE ANSIEDADE
SÃO PAULO
2016
AMAURI JUNIOR / BRUNO SILVA
JALINE MOTA / SARA GOES
ODONTOLOGIA COMO GERADOR DE ANSIEDADE:
RELAÇÃO DO MEDO COM PROCEDIMENTOS ODONTOLOGICOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO
AO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SÃO PAULO
ORIENTADOR: PROF. EDUARDO A. DEL BUONO
SÃO PAULO
2016
"O medo deve ser aceito como uma vantagem biológica na luta pela sobrevivência.
Ao sentir medo, o indivíduo deve admiti-lo: ‘De fato, tenho medo. E agora? Sim.
Tenho medo, porém, o que faço com ele é o que determina se sou covarde.
Não posso impedir de sentir medo, mas posso evitar de ser covarde'.
Há menos perigo em caminhar para a frente do que em fugir.
A fuga mais salutar é a fuga para a frente - o medo transformado em coragem."
(Montalvão)
SUMÁRIO
RESUMO ---------------------------------------------------------------------------------- 05
ABSTRACT --------------------------------------------------------------------------------06
1 INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------- 07
2 PROPOSIÇÃO ------------------------------------------------------------------------08
3 REVISÃO DA LITERATURA ------------------------------------------------------- 09
4 DISCUSSÃO --------------------------------------------------------------------------- 12
5 CONCLUSÃO-- -------------------------------------------------------------------------14
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------- 16
RESUMO
Este trabalho tem a finalidade analisar os vários aspectos e sensações de medo e ansiedade sofridos por pacientes odontológicos. Define-se medo como um estado de defesa contra algum perigo concreto, a ansiedade foi conceituada como um estado de defesa contra algum perigo abstrato. Dentre os fatores mais marcantes, com relação ao medo e à ansiedade, estão a dor, a falta de conhecimento, experiências anteriores negativas, comentários negativos feitos por outras pessoas. O tratamento para minimizar o medo e a ansiedade estão fortemente associados ao profissional estar atento não somente a aspectos técnicos da pratica odontológica, mais também aos seus efeitos, práticos e psicológicos. Concluiu-se que a presença do medo e da ansiedade no tratamento dentário é um fato real, o qual pode ser prevenido, através da preparação dos próprios profissionais e pacientes e por técnicas que investiguem as causas e busquem minimizar esses sentimentos.
ABSTRACT
This project aims to analyze the various aspects and Sensations of fear and sustained by Patients Dental Anxiety . Set If fear How hum state defense against concrete Some Danger, Anxiety was defined as um state of Defense Some Danger Abstract . Among the factors More striking , with Regard When fear and anxiety are pain , lack of knowledge , experiences negative Past , negative comments made by OTHERS . Treatment To minimize fear and anxiety are strongly associated with Professional Be aware of not only a technical aspects of dental practice, More ALSO ITS effects , Practical and Emotional . It was concluded that the presence of Fear and Anxiety treatment dental and not a real Suit, qua CAN be prevented by preparing the PROPRIOS Professionals and Patients and Technical BY Investigate as causes and seek Minimize processes feelings .
- INTRODUÇÃO
Na odontologia a ansiedade e o medo são caracterizados por procedimentos específicos durante o tratamento odontológico. A origem do medo odontológico, têm como causas determinantes, traumas, experiências dolorosas ou influências diretas ou indiretas. A dor não está ligada diretamente somente a lesão, os aspectos comportamentais, socioculturais, genéticos e experiências anteriores podem influenciar.
Apesarem de serem usados frequentemente como sinônimos, medo e ansiedade tem significados distintos. Pode-se dizer que medo é concreto, baseado em realidade, em relação a ansiedade é abstrata, pois não se relaciona com uma ameaça especifica.
Medo e Ansiedade não são particularidades do tratamento odontológico, sendo relacionado também em contextos de tratamentos médicos, e de saúde em geral, principalmente quando se refere a procedimentos invasivos. No entanto o medo e a ansiedade na odontologia têm se caracterizado como os mais frequentes e mais intensamente vivenciado.
O trabalho do profissional é melhor conduzido se sustentado em uma relação do confiança e segurança entre o paciente e o dentista. Para que isso seja possível, se tem a necessidade de que o profissional desenvolva também conhecimentos psicológicos, para lidar com medo e ansiedade.
...